Conquistadores festejaram golos nos últimos jogos do campeonato graças a jogadores de setores mais recuados. Pontas-de-lança não tiveram pontaria
Corpo do artigo
Desde a saída de André Silva para o São Paulo, em março, o setor ofensivo do V. Guimarães perdeu fogo. Butzke, que assinou com os conquistadores no início da temporada, e Nélson Oliveira, que chegou na janela de transferências de janeiro, foram insuficientes para manter a pontaria afinada. O português ainda marcou dois golos, em 18 jogos disputados, mas o espanhol não conseguiu faturar nos 22 desafios em que participou.
Ataque da equipa minhota perdeu bastante fogo após a saída de André Silva para o Brasil, em março: Butzke e Nélson Oliveira foram insuficientes para dar resposta. O abono Jota Silva deverá ser vendido.
Oficializada a saída de André Silva, que se despediu da cidade-berço com 13 golos, o maior artilheiro do Vitória de Guimarães passou a ser Jota Silva, que, mesmo não sendo ponta-de-lança de raiz, ainda faturou por cinco vezes, só no campeonato, destaque que lhe mereceu a primeira convocatória para a Seleção Nacional e abriu o apetite de outros clubes. Ainda ontem, em Inglaterra, insistia-se no interesse do West Ham. O clube inglês será treinado por Julen Lopetegui e Jota Silva estará sinalizado entre as prioridades. Não é, porém, o único emblema atento. É igualmente do interesse da SAD vitoriana garantir um bom encaixe com o jogador para equilibrar as finanças e atacar alguns dos alvos desejados por Rui Borges, treinador que sucede a Álvaro Pacheco no banco.
O problema no ataque é uma evidência. Os conquistadores, que nas primeiras 22 jornadas do campeonato registaram 32 golos, só apontaram 14 nas últimas 12. E festejaram, já agora, graças a jogadores do setor mais recuado: os médios João Mendes, Tiago Silva, Tomas Händel, que marcaram um cada, e defesas como Jorge Fernandes, Bruno Gaspar, Ricardo Mangas e Manu Silva, que assinaram também um golo cada nesse período.
Esta lacuna atacante vai ser colmatada neste defeso já com indicações da nova equipa técnica, numa temporada que começará com os vitorianos a disputar a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência.

