Avançado norueguês assinou um contrato de nove anos e meio com o clube inglês
Corpo do artigo
O Manchester City anunciou esta sexta-feira a renovação de contrato de Erling Haaland até... 2034.
O avançado norueguês, de 24 anos, tinha mais dois anos de vínculo com o atual tetracampeão inglês e assinou um contrato que aumenta essa ligação para nove anos e meio.
Contratado ao Borussia Dortmund em 2022 por 60 milhões de euros, o goleador norueguês não demorou tempo a adaptar-se a Inglaterra, ajudando o City a vencer um triplete inédito na sua história (Liga dos Campeões, Premier League e Taça) com 52 golos e nove assistências em 53 jogos na sua época de estreia no Etihad.
Tendo fixado um novo recorde de golos nessa edição do campeonato inglês (36), o avançado leva 111 golos em 126 jogos desde a sua chegada aos citizens, incluindo 21 tentos e uma assistência em 28 partidas realizadas esta temporada.
De acordo com o jornal The Athletic, com este novo contrato, Haaland só terá uma cláusula de rescisão válida a partir de 2029 e vai auferir o salário mais alto da história do clube inglês, sendo também o jogador mais bem pago da Premier League, passando de ganhar 444 mil euros para 592 mil.
Refira-se que, caso cumpra este vínculo na totalidade e permaneça no Manchester City até ter 34 anos, irá acumular um total de 292,5 milhões de euros.
“Estou muito feliz por ter assinado o meu novo contrato e estou ansioso por passar ainda mais tempo neste grande clube. O Manchester City é um clube especial, cheio de pessoas fantásticas, adeptos incríveis e é este tipo de ambiente que ajuda a trazer o melhor de toda a gente. Também quero agradecer a Pep [Guardiola], ao seu staff, aos meus colegas de equipa e a toda a gente no clube, por me terem ajudado tanto nestes últimos anos. Eles tornaram este sítio num lugar especial para estar e agora sou do City, independentemente do que acontecer. Quero continuar a desenvolver-me, a trabalhar para ser melhor e procurarei fazer o meu melhor para tentar ajudar-nos a atingir mais sucesso daqui para a frente”, afirmou Haaland, aos meios do City.
“Toda a gente no clube está absolutamente deliciada de que Erling tenha assinado o seu novo contrato. O facto de ter assinado por tanto tempo demonstra o nosso comprometimento para com ele enquanto jogador e o seu amor pelo clube. Ele já causou um impacto incrível no seu período aqui e os seus números incríveis e recordes falam por si mesmos. Mas, para além do seu maravilhoso talento natural e habilidade, a dedicação, profissionalismo, humildade e desejo de continuar a melhorar de Erling resume aquilo que todos procuramos atingir no Manchester City. Ele é um dos melhores avançados do mundo, mas continua a ser muito novo e só irá continuar a melhorar trabalhando juntamente com Pep e a sua equipa de treino. Se ele trabalhar arduamente, o que sei que fará, criará um legado incrível neste clube. Agora pode focar-se no seu jogo e continuar a ter um papel gigante em ajudar-nos a atingir ainda mais sucesso”, reagiu por sua vez Txiki Begiristain, diretor para o futebol do clube.
O Manchester City está a aproveitar o mercado de transferências de janeiro para reforçar a equipa, que tem estado abaixo das expectativas esta temporada.
Vítor Reis, central de 19 anos do Palmeiras de Abel Ferreira, vai custar 40 milhões de euros aos citizens.
Omar Marmoush, do Eintracht Frankfurt, também vai ser jogador da equipa de Pep Guardiola, que receberá ainda Cambiaso, lateral-esquerdo da Juventus, a troco de 65 milhões de euros.
Já Khusanov, central uzbeque de 20 anos do Lens, vai ser jogador do City até 2029.