Rúben Amorim: "O Sporting foi campeão, a época foi boa mas nada de extraordinária"

Rúben Amorim (créditos: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)
Declarações de Rúben Amorim após o FC Porto-Sporting (2-1), na final da Taça de Portugal
Último jogo da época: "Foi boa, podia ter sido muito boa se tivéssemos vencido a Taça de Portugal. Parece estranho porque foi num pormenor mas é assim, temos de viver com essa exigência. Não apaga o campeonato que fizemos. Mas podia ter sido muito boa. Entrámos bem no jogo e, depois, tornou-se estranho. Há uma expulsão e um penálti, tentámos gerir o jogo a defender mais com algumas saídas, tendo planos consoante os minutos passavam para não sofrer, mas também para marcar. Teve pouco tempo a final para ser jogada de 11 para onze".
Se derrota é banho de realidade: "Estamos a falar porque houve um golo no prolongamento de penálti e a verdade é que estivemos a defender sempre mais baixo. O Diogo Pinto esteve muito bem e fez o penálti. Quanto à mudança de paradigma, estamos a começar, isto não muda nada. O primeiro pensamento é dizer que a época foi boa, o Sporting foi campeão e achamos que a época foi boa mas nada de extraordinária. Isso é começar o paradigma. Acreditámos sempre que podíamos ganhar o jogo e vamos ver agora com o seguir do nosso caminho. É menos uma Taça, mas no futuro pode trazer-nos mais".
Teste de fogo para Diogo Pinto: "Não lhe vou dizer nada de especial e ele esteve muito bem, salvou-nos algumas vezes quando estávamos com dez e os erros acontecem. Isto não é da idade, o António foi expulso em Marselha. Acontece a alguém experiente, acontece a ele. Simplesmente mostrar o jogo e ver onde pode melhorar. Estou muito orgulhoso do trabalho do Diogo Pinto".
Balanço: "Eu acho que não apaga o campeonato que fizemos mas torna-o menos especial. Tem que ver com a abordagem que vamos ter para o próximo ano. Se tivéssemos ganho a dobradinha, teria de ter um trabalho diferente na pré-época, agora será outro. Agora temos a Supertaça para preparar. Vamos ficar como uma equipa que ganhou um campeonato. Ganhámos 24 campeonatos, há quem diga que ganhámos 20, mas ganhámos 24. Não vai ser muito boa a época porque só ganhámos o campeonato, independentemente dos recordes, dos golos que fizemos ou do nosso tipo de futebol. Desde o primeiro dia, os adeptos estiveram lá sempre e isso muda o paradigma. Ganhámos apenas o campeonato, para mim é muito escasso. E se tivéssemos ganho a Taça de Portugal, estaria a pensar que deveríamos ter ganho a Taça da Liga, que tivemos o jogo na mão".
Erro de St. Juste: "São jogos muito frustrantes porque nunca o jogámos realmente, andámos a tapar buracos. Agora, quanto ao St. Juste, o maior erro do jogador é não fazer penálti. Ele apanhou-o em corrida e há jogadores do FC Porto que sabem muito bem aproveitar essa situação. Aí, nessa situação, é deixar ir e confiar no Diogo Pinto. Acontece a todos, amanhã ele vai ser melhor. Às vezes mais vale sofrer um golo e ficar com mais um jogador, que marcamos muitos golos".
