Champions: Barcelona a todo o vapor, Bernardo histórico e mais dois eliminados
Internacional português passou a ser o jogador que mais vezes defendeu as cores do City na prova milionária
Corpo do artigo
O Barcelona juntou-se ao Liverpool nas equipas que estão muito perto do apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, num dia com mais dois eliminados e com o Benfica a "zero".
No Estádio da Luz, na sexta jornada, os encarnados ficaram pelo nulo (0-0) perante o Bolonha e desperdiçaram uma excelente oportunidade para reforçar a candidatura aos "oitavos", enquanto o Barcelona foi a casa do Borussia Dortmund, atual vice-campeão europeu, vencer por 3-2.
Na Alemanha, numa segunda parte frenética, Ferran Torres bisou para os catalães, incluindo o golo do triunfo, aos 85 minutos.
Na próxima ronda, já em janeiro de 2025, Benfica e catalães defrontam-se na Luz, com os lisboetas pressionados a vencer perante um Barcelona que pode festejar o apuramento direto na capital lusa.
Depois de na terça-feira o Leipzig ter sido a primeira equipa a ficar de fora da próxima fase no novo formato da Champions, Slovan Bratislava e Young Boys imitaram os germânicos e, ambos com derrotas fora de portas e com zero pontos, disseram adeus a qualquer possibilidade de seguir em frente.
Bem difícil continua a temporada para o Manchester City, que somou a segunda derrota na prova em Turim, perante a Juventus (2-0), que contou com Francisco Conceição, num jogo histórico para Bernardo Silva.
O internacional português foi titular, somou 74 jogos pelos citizens na Champions e passou a ser o jogador que mais vezes defendeu as cores do City na prova milionária, superando os 73 do médio brasileiro Fernandinho.
Rúben Dias foi igualmente titular e Matheus Nunes foi suplente utilizado, com o City, que soma apenas oito pontos, a registar apenas um triunfo nos últimos 10 jogos em todas as provas.
No grupo das restantes equipas em posição de apuramento direto, todas com 13 pontos, perante os 15 do Barcelona, segundo classificado, e os 18 do líder Liverpool, o Arsenal, com Saka em grande (assinou dois golos e uma assistência), bateu em Londres o Mónaco, por 3-0, enquanto o Lille também continua a sonhar com os "oitavos", ao bater com dificuldade o Sturm Graz (3-2), em solo francês.
O Benfica "acordou" só na segunda parte, e tarde demais, frente ao Bolonha, alcançando agora os 10 pontos, os mesmos que o Sporting, ambos em posição de play-off, com os representantes portugueses a ficarem sem margem de erro nas duas últimas rondas.
As primeiras equipas fora dos lugares de play-off são Estugarda e Paris Saint-Germain, ambos com sete pontos.
A atuar em casa, os germânicos "esmagaram" e sentenciaram o destino do Young Boys, por 5-1, numa partida em que os helvéticos atuaram com uma braçadeira negra em homenagem a um dos seus jogadores, o congolês Meschack Elia, que abandonou a concentração horas antes depois de saber do falecimento de um filho. O jogo foi igualmente antecedido de um minuto de silêncio.
Igualmente afastado da fase a eliminar, o Slovan Bratislava perdeu por 3-1 em Madrid, com o Atlético, que, apesar de um arranque irregular, passou agora a ter aspirações ao apuramento direto (soma 12 pontos). O francês Griezmann assinou um bis.
Com 12 pontos também e igualmente a entrar na luta pela passagem direta aos oitavos de final ficou o AC Milan, de Paulo Fonseca, que recebeu e bateu o Estrela Vermelha, por 2-1, com Rafael Leão a marcar o primeiro golo dos italianos.