A medida foi aprovada em função do novo formato das provas europeias, que terão mais jogos a partir de 2024/25
Corpo do artigo
A repetição de jogos que terminem em empates vai deixar de ser uma realidade da Taça de Inglaterra a partir da próxima temporada, anunciou esta quinta-feira a Associação Inglesa de Futebol (FA), numa medida também acordada com a Premier League para os próximos seis anos.
As repetições das partidas, que já tinham sido abolidas a partir da quinta ronda, vão agora mesmo desaparecer da competição, com a FA a explicar que essa alteração foi decidida em função do novo formato das provas europeias da UEFA, que terão mais jogos a partir de 2024/25.
A federação também informou que todos os jogos da Taça passarão a ser disputados exclusivamente em fins de semana, ao contrário do que é norma, sendo que a final será marcada durante o penúltimo fim de semana do calendário da Liga inglesa.
Além disso, pela primeira vez na história da mais antiga competição de futebol do mundo, os jogos da quarta e quinta ronda, assim como dos quartos de final, não irão coincidir com partidas da Premier League.
“A Taça de Inglaterra é o nosso maior ativo e gera mais de 60% da receita que investimos no jogo, por isso é crucial que asseguremos um formato para o futuro. Este novo acordo entre a FA e a Premier League oferece a este torneio muito especial fins de semana exclusivos num calendário cada vez mais ocupado. O nosso calendário garante que a magia da Taça é protegida e aumentada”, frisou o diretor executivo da FA, Mark Bullingham, em comunicado.
No que toca à Premier League, foi decidido que o calendário da competição vai deixar de incluir uma paragem de inverno, de forma a que o seu início possa ser adiantado para meados de agosto, permitindo um período de três semanas seguidas de férias aos jogadores.