Clube grego está em negociações pelo defesa-central de 25 anos, chegado ao Vitória em janeiro, num negócio que rondará os três milhões de euros. O quarto classificado do campeonato da Grécia quer levar o defesa que fez 11 jogos com a camisola vitoriana e tem contrato com os minhotos até 2028.
Corpo do artigo
O V. Guimarães estará perto de transferir o central Filipe Relvas para o AEK de Atenas, quarto classificado da liga grega, atrás de Olympiacos, Panathinaikos e PAOK, que teve o antigo internacional português Bruno Alves como diretor-desportivo.
As negociações entre os dois clubes pelo central de 25 anos, com contrato até junho de 2028, estão em curso e poderão conhecer um desfecho nos próximos dias. A Imprensa helénica dá conta de uma transferência a rondar os três milhões de euros. Mas não é só em Guimarães que o AEK tenta pescar reforços: Jurasek, lateral-esquerdo do Benfica, está também na sua mira e há conversações para a transferência do checo para o futebol grego.
Reforço de inverno dos vitorianos na época passada, depois de quatro temporadas a representar o Portimonense, na Primeira e Segunda Ligas portuguesas, o defesa espinhense mudou-se para a cidade-berço a troco de 700 mil euros por 70 por cento do passe. Chegado ao D. Afonso Henriques em janeiro, Relvas estreou-se pelos vimaranenses a 24 de fevereiro, diante do FC Porto, e pegou de estaca desde a 25.ª jornada, terminando o campeonato com 11 jogos, num total de 842 minutos de utilização.
Caso o negócio seja concluído, Filipe Relvas deparar-se-á com concorrência de peso no AEK, que para a posição tem o internacional croata Vida, capitão da equipa ateniense, e o internacional camaronês Moukoudi, os dois centrais mais utilizados pelo técnico argentino Matías Almeyda na temporada passada.
Com a entrada em competição marcada para 24 de julho, na Liga Conferência – defrontará o Levski Sófia, da Bulgária, ou o Hapoel Beer-Sheva, de Israel, na segunda pré-eliminatória – o clube que foi campeão grego pela última vez em 2022/23 apressa-se na construção do plantel.