Sérgio Conceição: "Alguns papagaios dirão porque é que o Evanilson não jogou de início"
Declarações de Sérgio Conceição após o Antuérpia-FC Porto (1-4) da 3.ª jornada da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Evanilson entrou na segunda parte e fez hat-trick: "Alguns papagaios dirão porque é que o Evanilson não jogou de início e eu tinha a certeza de que ele não daria o mesmo. Graças a Deus tive razão, iria entrar na mesma no início do segundo tempo. A estratégia é definida consoante vários pontos que tive de analisar durante a semana. Os jogos têm 90 minutos e eu digo sempre que há coisas a retificar. E hoje também houve, a equipa continua em evolução, temos mais um ou outro problema físico no jogo, infelizmente, e andamos sempre a tentar dar equilíbrio à equipa. Tivemos a humildade de espírito para perceber o que havia para melhorar.”
Decisivo, sustentado por trabalho de equipa: “Não foi propriamente o comportamento de um jogador que mudou a equipa. Houve o trabalho de quem recuperou a bola, de quem serviu o jogador... Definimos muito melhor a nossa zona, pressionámos o adversário. Foi incrível como é que na primeira parte descaraterizámos o que sabemos fazer tão bem e, na segunda, tivemos essa capacidade. Se metesse o Toni, o Navarro ou o Namaso eram capazes de pressionar e fazer golos da mesma forma. A equipa teve um comportamento diferente e veio ao de cima a excelente qualidade que o Evanilson tem".
A diferença tão grande de rendimento entre as duas partes: "Têm de descobrir sempre algumas coisas para melhorar, situações para evoluir naturalmente. Estou preparado para os papagaios dizerem que o Evanilson devia ter jogado a titular. Ele estava destinado a entrar, dependia só do momento. Tinha de ter respeito pelo Antuérpia, mas sem medo. Nós não temos medo de nenhuma equipa do mundo. Na segunda parte fomos a nossa base, aquilo que somos como equipa, com agressividade, pressionante. Foi relembrado o que tínhamos preparado e perceber o que fizemos menos bem. O intervalo foi muito importante e demos uma resposta. O treinador está cá para isso, para retificar e tentar melhorar. Às vezes não se consegue."