Lutador ucraniano tornou-se no primeiro campeão incontestado de pesos pesados desde que a modalidade engloba quatro títulos por categoria de peso
Corpo do artigo
Oleksandr Usyk impôs na madrugada deste domingo a primeira derrota da carreira a Tyson Fury, tornando-se ao mesmo tempo no primeiro lutador de boxe a sagrar-se campeão mundial incontestado de pesos pesados desde que a modalidade engloba quatro títulos oficiais por categoria de peso (WBC, WBA, WBO e IBF).
A vitória do lutador ucraniano, de 37 anos, surgiu de forma não-unânime, com a contagem dos pontos a favorecê-lo no parecer de dois juízes (115-112 e 114-113), contra apenas um a favor de Fury (114-113).
Fury, aos 35 anos, perdeu uma luta pela primeira vez na sua carreira profissional de 16 anos, tendo ainda assim uma oportunidade para se redimir ainda este ano, com uma desforra já marcada.
“Tenho ideia de que ele ganhou algumas rondas, mas eu ganhei a maioria. O seu país está em guerra, por isso as pessoas estão desse lado. Que não haja dúvidas, na minha opinião ganhei esta luta. Esta foi uma das decisões mais estúpidas do boxe. Voltarei”, contestou o britânico.
Por outro lado, Usyk não escondeu a emoção ao ser declarado vencedor, tendo mantido ainda a sua invencibilidade no ringue: “Muito obrigado à minha equipa. Esta é uma grande oportunidade para mim e para a minha família e para o meu país. É um grande dia e estou pronto para a desforra”.
Veja o resumo do combate: