Treinador português assegurou permanência histórica que lhe garante renovação por mais um ano
Corpo do artigo
Luís Castro passa a ter mais um ano de contrato com o Dunkerque, da II Liga francesa, depois de confirmada a permanência, assegurada a duas jornadas do fim do campeonato, e ratificada em definitivo na última quarta-feira na sequência do castigo de derrota aplicado ao Troyes.
O ex-treinador do Benfica B, que assumiu o cargo no clube gaulês em outubro, assinou contrato válido por um ano, que incluía uma cláusula de renovação automática (e condições financeiras melhoradas) caso assegurasse a manutenção do Dunkerque na II Liga, tendo a mesma sido entretando acionada e comunicada a Luís Castro pelos dirigentes do clube do norte de França.
O feito, visto em França como histórico, foi alcançado com os dois empates arrancados a equipas dos lugares cimeiros da tabela (Caen e Angers), ratificando-se a classificação com a descida do Troyes, punido com derrota devido ao mau comportamento dos seus adeptos no encontro com o Valenciennes.
Depois de alguns resultados negativos e após as mexidas no mercado de inverno, o Dunkerque arrancou para uma segunda volta notável, tendo sido a terceira equipa que mais pontos somou neste período. Estava em penúltimo, entre 20 emblemas, com apenas 13 pontos e fechou a campanha com 46 – mais... 33 que na viragem – e no 16º posto, que garantiu a permanência vista em janeiro pelas casas de apostas locais como 97 por cento improvável.
O treinador e os responsáveis do Dunkerque deverão agora abordar a próxima temporada, numa altura em que há clubes de França e de outras latitudes atentos ao trabalho que foi desenvolvido por Luís Castro.