João Sousa no quadro principal de Cincinnati

João Sousa no quadro principal de Cincinnati

O tenista português João Sousa apurou-se este domingo para o quadro principal do torneio Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, ao derrotar o croata Ante Pavic na última ronda do qualifying.

O número um português e 51.º do ranking mundial impôs-se por 6-4 e 6-2, precisando de apenas 64 minutos para bater o 482.º da tabela ATP.

Em declarações divulgadas pela sua assessoria de imprensa, João Sousa afirmou-se "muito contente" com a vitória de hoje no 'hard-court' de Cincinnati e "com o acesso ao quadro principal de um Masters 1000".

"Era o objetivo principal, depois de termos chegado para jogar o 'qualifying'. (...) Estou contente com a minha exibição de hoje, perante um adversário difícil, que gosta deste tipo de superfícies. A partir do 3-3 consegui ser eu a ser mais agressivo e a dominar o encontro e consegui jogar a um bom nível", disse.

João Sousa, que ficou a um lugar da entrada direta no quadro principal de Cincinnati, era o primeiro cabeça de série da fase de qualificação, na qual se estreou no sábado com um triunfo sobre o norte-americano Tim Smyczek.

Recém-finalista do torneio de Kitzbuhel, na Áustria, o jogador de Guimarães tem como possíveis adversários na primeira eliminatória em Cincinnati os franceses Gael Monfils (22.º do 'ranking' mundial), Richard Gasquet (29.º) e Benoit Paire (41.º), o espanhol Albert Ramos-Vinolas (23.º), os sul-africanos Kevin Anderson (32.º) e Kyle Edmund (43.º) e o norte-americano Frances Tiafoe (84.º).

João Sousa afirmou ainda que agora é altura "esperar pelo sorteio" para ver que adversário terá de defrontar na primeira ronda.