
Primeira etapa dos campeonatos do Mundo decorreu esta segunda-feira.
Corpo do artigo
Emily Benham e Anton Foliforov foram os vencedores da competição de Sprint que abriu os Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT 2016, disputados esta segunda-feira em Cantanhede.
Na Elite masculina, Luca Dallavalle partiu na defesa do título alcançado em 2015 na República Checa, mas encontrou pela frente um super-motivado, Anton Foliforov, Russia, atual líder da Taça do Mundo e ansioso por recuperar um título anteriormente alcançado por duas vezes, em 2011 e em 2014. No final, a diferença entre ambos cifrou-se em trinta e dois segundos, um resultado que permitiu a Foliforov saborear o seu sétimo mundial individual, tornando-se no atleta masculino mais "dourado" de sempre nesta disciplina.
Quanto à Elite feminina, a Britânica Emily Benham e a finlandesa Marika Hara travaram um duelo intenso do primeiro ao último metro e que terminaria com a vitória de Benham pela escassa margem de dois segundos.
No escalão de Elite Masculina, Davide Machado foi o melhor atleta português, na 33ª posição, a 3:02 do vencedor. Ana Filipa Silva ocupou a 32ª posição com mais 3:27 que Emily Benham e foi a melhor representante na Elite feminina, seguida de Susana Pontes, 41ª classificada.
