Está a chegar a Liga Funtástica

Amantes do hóquei em patins podem voltar a ser treinadores e jogar online, num formato igual ao Liga dos Campeões de futebol, só que com prémios bem diferentes

As Ligas Funtásticas nasceram nos Estados Unidos e servem para fazer dos aficionados de uma modalidade treinadores virtuais, com resultados dependentes dos campeonatos verdadeiros. Na Europa, as mais conhecidas são as da Premier League e da Liga dos Campeões de futebol, em que, no caso inglês, o vencedor pode ganhar um carro, e, no exemplo da Champions, viagem e bilhetes para a verdadeira final.

No hóquei, os autores do site hoqueiempatins.pt lançaram a ideia há quatro anos, tendo contado com 175 participantes. Agora, estão de volta e Pedro Jorge Cabral, um dos mentores, explica: "A ideia é obrigar as pessoas a saber mais de hóquei". Neste passatempo, sem prémios, os candidatos a treinador inscrevem-se via mail, para ligafuntastica@hoqueiempatins.pt, recebendo uma password para entrarem no chat da ligafuntastica.hoqueiempatins.pt e todas as regras estão descritas num vídeo que até já circula pelo Youtube. "O jogador escolhe um clube e um plantel e, da gestão que fizer da sua equipa, pode pontuar com base nos resultados reais do campeonato. Não há dinheiro. A moeda é virtual, o stick, e o resultado final é obtido em pontos", anota Pedro Jorge Cabral.