LA Alumínios-Metalusa: uma nova equipa para ganhar a Volta

LA Alumínios-Metalusa: uma nova equipa para ganhar a Volta

Nova equipa de ciclismo LA Alumínios-Metalusa apresentou-se com a ambição de vencer a Volta a Portugal, tendo como chefe de fila Edgar Pinto.

A nova equipa de ciclismo LA Alumínios-Metalusa apresentou-se com a ambição de vencer a Volta a Portugal, tendo como chefe de fila Edgar Pinto, que está de regresso ao pelotão nacional. Na apresentação da equipa à comunicação social, em Albergaria-a-Velha, o diretor desportivo da formação que vem substituir a extinta LA Alumínios-Antarte, José Augusto Silva, disse que o principal objetivo é "estar na disputa de todas as provas".

"Temos argumentos para poder discutir todas as corridas que vamos disputar. A grande aposta é a Volta a Portugal, porque é a menina dos olhos do ciclismo português. Naturalmente que aí vamos fazer tudo para estar bem", disse José Augusto Silva.

Os grandes trunfos da equipa, como sublinhou aquele responsável, são César Fonte e Edgar Pinto, que regressa a Portugal depois de ter estado nas duas últimas épocas ao serviço de uma equipa do médio oriente. "Penso que estes dois ciclistas podem estar na discussão da Volta a Portugal, se não tiverem imprevistos de maior durante a época", disse José Augusto Silva.

Edgar Pinto, que já soma um quarto lugar na Volta a Portugal e na sua última participação ganhou a etapa da Senhora da Graça, assume-se como candidato à vitória na principal competição portuguesa. "Claro que não sou o único a querer a vitória. Vou ter grandes candidatos, mas vou trabalhar nesse sentido para descobrir a vitória", disse o ciclista natural de Albergaria-a-Velha.

Quanto à sua nova equipa, Edgar Pinto diz que espera que este seja "um projeto para durar". "É um projeto em que está inserida a minha família e a minha terra e só assim poderia voltar. Temos homens com vontade e que estavam um pouco apagados em outras equipas e penso que aqui vão brilhar", afirmou o ciclista.

Além de Edgar Pinto (ex-Skydive Dubai) e César Fonte (ex-Rádio Popular-Boavista), a equipa da LA Alumínios-Metalusa-Blackjack conta com Hugo Sancho e Luís Afonso (ex-LA Alumínios-Antarte), João Matias (ex-Supermercados Froiz), Zulmiro Magalhães (ex-Liberty Seguros-Carglass) e os espanhóis Samuel Blanco Prol (ex-Rías Baixas) e Chavita Angulo (ex-Gomur Liébana).

A estreia da equipa vai decorrer na prova de abertura do calendário nacional de estrada, marcada para o dia 5 de fevereiro, mas os primeiros grandes desafios serão a Volta ao Algarve (15 a 19 de fevereiro) e logo a seguir a Volta ao Alentejo (22 a 26 de fevereiro).

Além das provas em Portugal, a formação de Albergaria-a-Velha tem presenças asseguradas na Volta a Castilla e Léon e na Volta às Astúrias (Espanha), estando ainda em aberto a possibilidade de participar na Volta a Chihuahua (México), na Volta a Marrocos e numa prova em França.

A equipa conta também com uma vertente de paraciclismo, tendo contratado Telmo Pinão, que foi 12.º no contrarrelógio dos Jogos Paralímpicos Rio2016.