Portugal com fumos negros durante Europeu de equipas de atletismo

Portugal com fumos negros durante Europeu de equipas de atletismo

Federação Portuguesa de Atletismo revelou esta segunda-feira a homenagem às vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande.

A Seleção portuguesa vai usar fumos negros durante os campeonatos da Europa de atletismo por equipas, como homenagem às vítimas dos incêndios, revelou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Portugal vai disputar na cidade finlandesa de Vaasa, entre sexta-feira e domingo, a Primeira Liga dos campeonatos da Europa, o que corresponde à segunda divisão, tendo como objetivo, segundo o definido pelos seus responsáveis, a subida à Superliga.

Além desta homenagem às vítimas dos incêndios que se têm verificado nos últimos dias em Portugal, alguns atletas da Seleção vão marcar presença na terça-feira nos Bombeiros Voluntários de Algés, por volta das 13h30, para entregarem águas, frutas e outros produtos alimentares.

O fogo, que deflagrou às 13h43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço dá conta de 63 mortos civis e 135 feridos.

Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

Além de Pedrógão Grande, existem quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. Em todo o país, os fogos mobilizam um total de cerca de 2155 operacionais, 666 veículos e 21 meios aéreos.