Jessica Augusto e Rui Pedro Silva confirmados

Jessica Augusto e Rui Pedro Silva confirmados

Jessica Augusto detém o recorde da corrida vareira mas não garante poder bater. Rui Pedro, oitavo nos Europeus, aponta para um lugar mais alto em Ovar

A organização da 24ª Meia Maratona de Ovar confirmou esta quinta-feira a participação na prova de Jessica Augusto, que ambiciona ganhar mesmo sem estar na melhor, e Rui Pedro Silva, que se vai estrear pelo Benfica.

Ainda a recuperar da prestação nos Jogos Olímpicos Londres'2012, nos quais conseguiu o sétimo lugar na maratona, Jessica Augusto, detém o recorde da corrida vareira, que não garante poder bater.

"É um orgulho voltar a participar nesta prova. Infelizmente não me vou apresentar no meu melhor, nem prometer bater o recorde, mas vou lutar pela vitória", referiu.

Rui Pedro Silva, por sua vez, classificou-se na oitava posição nos Europeus de Atletismo, mas na Meia Maratona de Ovar aponta a um lugar mais alto, na sua estreia pelo Benfica.

"É a terceira vez que vou competir aqui e irei tentar a segunda vitória, mas não vai ser fácil, porque as pessoas que vêm cá correr também são fortes e até à linha de meta todos podem ser vencedores", disse.

A prova vareira é organizada pelo clube AFIS - Atletas de Fim de Semana, que, em simultâneo com a corrida de 12,1 quilómetros, promove também a 17ª Mini-Maratona "Correr pela Vida - Não à Droga", para atletas dos nove aos 16 anos, e ainda a 12ª Caminhada da Cidade de Ovar, da secção de Pedestrianismo da mesma coletividade.

Na Meia Maratona estão já inscritos 1.600 atletas, mas a expectativa é que, uma vez terminado o prazo de inscrição, a prova conte com os mesmos 2.000 do ano passado, entre os quais estarão Luís Feteira, Manuel Damião, Hermano Ferreira e Leonel Fernandes, de acordo com António Saramago, diretor da prova.

Com maior dificuldade para angariar patrocínios, a organização da prova começou os preparativos mais cedo, além de ter sido obrigada, segundo Luís Gama, presidente do AFIS, a alterar a data da prova, por não saber se se manteria o feriado do 5 de outubro, passando agora a ser corrida no primeiro domingo de outubro.

Luís Gama revelou ainda que a antecipação dos preparativos da corrida permitiu ao clube manter os mesmos prémios monetários da edição anterior, num total de 12.000 euros, dos quais 1.750 serão dados aos vencedores masculino e feminino.

Relativamente ao percurso, o vereador da Câmara Municipal de Ovar Vítor Ferreira assegurou que continua a privilegiar "a beleza natural" do concelho - a competição arranca e termina no Jardim dos Campos. Os atletas seguirão depois o centro da cidade e depois para a periferia, circulando na Estrada Nacional 327 e continuando pela mancha florestal de Ovar, pela Praia do Furadouro e pelas margens da Ria, antes do regresso à cidade para cortarem a meta.