
SAD pretende adquirir totalidade do passe do avançado do River Plate, mas até agora só tem metade ao alcance. Avançado é desejo de Jesus
Teófilo Gutiérrez, avançado internacional pela Colômbia, é o eleito pela Sporting SAD para reforçar a frente de ataque leonina. Segundo informações recolhidas por O JOGO, a transferência do atleta de 30 anos, que acabou de anunciar a sua vontade de sair do River Plate (tem contrato até 2016), já obedece a conversações entre as partes envolvidas. Caso o negócio se concretize, e com base nos números em discussão, o ponta de lança passará a vestir de verde e branco a troco de um salário próximo dos 2,4 milhões de euros brutos por ano. Mas há metade da operação por concluir, de modo a permitir a Teo cruzar o Atlântico rumo a Lisboa. Em discussão permanece a percentagem do passe a ser adquirida pelos leões, aos quais foi proposta a aquisição de 50% dos direitos económicos de Teo, a troco de 2,5 a três milhões de euros, mas é pretensão dos verdes e brancos pagar esse valor... pela compra integral. A parte que os verdes e brancos comprariam no imediato é pertença do histórico clube de Buenos Aires, mas a fatia remanescente é detida por um consórcio, que não pretende abrir mão da sua metade.
Seguro é que administração leonina está fortemente empenhada em abrir os cordões à bolsa, o que pode tornar Gutiérrez, a par de Rui Patrício, o mais caro elemento do plantel que ontem se apresentou na Academia às ordens do novo técnico, Jorge Jesus (ver mais informação na página 8). A busca de um homem-golo com selo de qualidade é dos principais desígnios dos verdes e brancos, que ainda não efetuaram qualquer contratação para o plantel principal no defeso em curso. Jesus é especial admirador das qualidades de Teo, pelo que a contratação do versátil dianteiro suscita particular expectativa.
Porém, as negociações não se adivinham simples, apesar da vontade do River Plate em transferir o jogador, sem deixar de ter retorno no investimento que nele fez: três milhões de euros, pagos ao Cruz Azul em 2013. O manager e ídolo absoluto dos millonarios, Enzo Francescoli, sabe da vontade do atleta de seguir outro rumo na carreira - desiderato que já tornou público. O dirigente do emblema de Nuñez mostrou-se incomodado com a decisão do avançado, sabendo-se que o Corinthians é outro dos interessados. A par de goleadores como Falcão, Jackson Martínez e Carlos Bacca, Teófilo Gutiérrez integra uma das melhores gerações colombianas em termos de especialistas nas áreas alheias. O 19 dos cafeteros destaca-se por não ser uma unidade fixa, podendo também atuar sobre as alas.
