
O quinto melhor marcador da liga espanhola (16 golos) termina contrato com o Rayo Vallecano em junho. Tem 27 anos e já trabalhou com Julen Lopetegui
Alberto Bueno, avançado de 27 anos que termina contrato com o Rayo Vallecano em junho, vai reforçar o ataque do FC Porto na próxima temporada. Treinado por Julen Lopetegui na segunda equipa do Real Madrid, em 2008/09, Bueno é um dos jogadores do momento em Espanha, onde já apontou 16 golos, o que faz dele o melhor marcador espanhol e o quinto mais eficaz do campeonato, atrás de Ronaldo (36), Messi (32), Neymar (17) e Carlos Bacca (17). A juntar a estas credenciais e à confiança depositada por Lopetegui, que prepara a sucessão de Jackson, Bueno foi em março, e pelo segundo mês consecutivo, incluído no melhor onze da liga espanhola. Desta vez, partilha o ataque com Messi e Aduriz.
Alberto Bueno não é um ponta de lança fixo. Aliás, joga mais como segundo avançado e desembaraça-se bem nos flancos. No fundo, é um avançado que, ao nível do posicionamento, se assemelha ao perfil de Adrián López, contratado ao Atlético de Madrid.
Bueno ganhou especial notoriedade no final de fevereiro, após ter assinado quatro golos em apenas 14 minutos na vitória do Rayo Vallecano sobre o Levante (4-2). Na última jornada, marcou um dos dois golos da vitória (2-1) no terreno do Eibar e segue como grande figura da equipa onde também jogam Licá e Abdoulaye, ambos emprestados pelo FC Porto, bem como o internacional português Zé Castro.
O acordo da SAD com o jogador, segundo apurou O JOGO, é total. Falta ainda saber por quantos anos Bueno vai assinar, embora os ecos que corriam em Espanha apontassem para quatro.
A contratação foi, como é fácil de perceber, indicada pelo treinador portista, que nunca deixou de o acompanhar desde a tal época (2008/09). Bueno fez carreira nas seleções espanholas até aos sub-21, mas não voltou a jogar em clubes grandes e, apesar de ser o melhor marcador espanhol, ainda não foi chamado por Del Bosque. No currículo tem ainda uma passagem de um ano pelos ingleses do Derby County, por empréstimo. Nos últimos dias, foi comentado o interesse de outros clubes, porque está em fim de contrato. Chegou a manifestar interesse em prosseguir na liga espanhola, mas o destino é outro: Portugal. O plantel do FCPorto 2015/16 começa, assim, a ganhar forma, juntando-se Bueno a Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira) e André André (V.Guimarães).
