
Tudo certo com Kansas City e MLS: o médio-defensivo espanhol está prestes a assinar pelo Sporting para as próximas cinco épocas. Leões querem poupá-lo ao desgaste competitivo a que esteve sujeito Montero o ano passado
Corpo do artigo
Oriol Rosell está prestes a reforçar o plantel que Marco Silva vai comandar, em 2014/15, no ataque à Champions e, sobretudo, ao título de campeão nacional que escapa aos leões há 12 anos. O médio-defensivo espanhol, de 21 anos, é figura proeminente dos campeões em título norte-americanos, do Kansas City, com os quais, ao que O JOGO apurou, o Sporting já chegou a acordo para a transferência do atleta formado no Barcelona por um milhão de euros.
O acordo foi alcançado, como não poderia deixar de ser, por intermédio da MLS (Major League Soccer), entidade que superintende o futebol profissional nos Estados Unidos e regula todos os negócios inerentes a esse desporto e à indústria adjacente - como sucedeu, de resto, o ano passado, quando o Sporting contratou Fredy Montero ao Seattle Sounders. A prontidão com que os leões avançaram para a contratação do jogador espanhol, que se perfila como um médio possante, forte na ocupação de espaços e na primeira fase da construção de jogo, à imagem de William Carvalho (ver mais informação na caixa), prende-se precisamente com o que sucedeu na época passada com o avançado colombiano. Rosell está em plena competição, tal como esteve Montero no verão passado, pelo que o dono da camisola 17 verde e branca chegou a Alvalade com ritmo competitivo, mas acusou a sobrecarga numa fase mais adiantada da temporada. Para precaver que tal situação se repita com o médio-defensivo, a SAD presidida por Bruno de Carvalho procura acautelar o quanto antes a concretização da contratação do médio espanhol.
O carácter iminente da transferência de Rosell para o Sporting foi manifestado a O JOGO pelo representante do próprio jogador, Josep Setvalls. "As indicações que tenho é que os dois clubes já chegaram a acordo. Agora falta acertar alguns pormenores, como a duração do contrato" começou por referir o agente FIFA, para passar a concretizar: "No fim de semana, não, mas a partir de segunda-feira vamos começar a falar e as coisas vão resolver-se rapidamente."
Rosell terá à sua espera um contrato válido pelas próximas cinco épocas, blindado pelos 45 milhões de euros que têm sido a fasquia nos novos vínculos celebrados por Bruno de Carvalho. O jogador formado no Barcelona encara com grande otimismo a etapa que se prepara para iniciar em Lisboa. "O Sporting deixa Rosell muito entusiasmado. Por toda a sua história, pela dimensão, pelo projeto, por lutar por títulos, por apostar em jovens que chegam a patamares de excelência, pela Champions, por tudo. É o clube certo para dar um passo seguro na sua carreira", perspetiva Setvalls.
