Central do Olympiacos. Em vias de transferir Garay e Steven Vitória, o Benfica está no mercado em busca de reforços para o eixo defensivo: um dos alvos é o internacional grego que, sabe O JOGO, impressionou o treinador Jorge Jesus na Champions
Corpo do artigo
Kostas Manolas, defesa-central do Olympiacos, está na lista de potenciais reforços do Benfica para 2014/15. Os encarnados, segundo a Imprensa grega, já terão mesmo dado a conhecer o interesse aos responsáveis do clube do Pireu, os quais avaliam por esta altura o assédio de vários emblemas ingleses e também espanhóis.
Titularíssimo no campeão da Grécia, Manolas, de 22 anos, é por esta altura muito cobiçado e os dirigentes benfiquistas já acumulam relatórios sobre o jogador há largos meses. De resto, o central é bem conhecido de Jorge Jesus, que, sabe O JOGO, ficou "muito bem impressionado" com o que viu dele nas partidas disputadas por portugueses e gregos na fase de grupos da última edição da Liga dos Campeões.
O internacional grego, ligado ao Olympiacos até 2017, está bem referenciado na Luz e o avanço para a contratação de um defesa-central parece ser inevitável para os campeões nacionais, uma vez que Ezequiel Garay se encontra em vias de se transferir para o Zenit e Steven Vitória vai ser colocado - essa é a intenção da estrutura que comanda o futebol das águias.
A ativa prospeção no mercado decorre, desde logo, da iminente saída de Garay, que deixará uma vaga em aberto - e de habitual titular, diga-se -, pelo que o presidente Luís Filipe Vieira e seus pares procuram movimentar-se com alguma celeridade no mercado em busca de um substituto à altura. O perfil de Manolas agrada, até porque a sua juventude permite pensar no futuro. A Imprensa grega sublinha que as excelentes relações entre os dois clubes - ainda no último verão o Benfica pescou Fejsa ao Olympiacos - poderão ser determinantes para as águias baterem a concorrência de emblemas como Sevilha, Tottenham ou Manchester United.
A procura de soluções para o centro da defesa não se prende unicamente com a inevitável partida de El Negro. É que Luisão, o capitão de equipa e um dos pilares da linha recuada, já tem 33 anos. Embora o brasileiro tenha acabado de assinar uma das melhores campanhas da sua carreira, os dirigentes benfiquistas querem desde já ir começando a preparar uma futura sucessão, contando que o Girafa ainda faça mais uma ou duas épocas de alto nível. Ou seja, também aqui se insere o apreço pelo perfil de Manolas, que aos 22 anos já faz parte da lista final de Fernando Santos para o Mundial'2014.
No que diz respeito a unidades do eixo defensivo, há mais uma saída no horizonte: pouco utilizado em 2013/14, Steven Vitória deve vestir uma camisola diferente na temporada que aí vem, abrindo assim espaço para uma entrada no plantel. Na fila, para voltar à Luz, está o argentino Lisandro López, que na segunda metade da última época foi emprestado ao Getafe. Todavia, não é de excluir que, em face do interesse suscitado no mercado espanhol, o antigo jogador do Arsenal de Sarandí seja transferido sem jogar oficialmente pelo clube que há um ano lhe abriu as portas do futebol europeu.