Russos aceitaram a contraproposta salarial apresentada pelo central, como O JOGO noticiou, que duplica o que aufere na Luz, superando os cinco milhões por ano se ingressar no campeão da Rússia. Transferência deverá ser consumada depois do dérbi com o Sporting
Corpo do artigo
O futuro de Garay está cada vez mais perto de se escrever em russo, uma vez que tanto o central argentino como Luís Filipe Vieira estão amplamente recetivos ao encaixe milionário que pode resultar da transferência do jogador para o Zenit. E é com muitos milhões que se desenvolve um processo negocial que inclui uma sedução salarial à qual o defesa não conseguiu resistir, até porque lhe foi colocado sobre a mesa um valor anual que supera o atualmente auferido por Hulk, o ex-avançado do FC Porto, e um dos mais bem pagos do plantel do campeão da Rússia. O brasileiro começou a sua aventura russa com um montante a rondar os cinco milhões anuais, entretanto já aceitou um corte de um milhão, mas com mais um avultado prémio compensatório. Para Garay está, no entanto, reservado um salário que, apurou O JOGO, supera os mesmos cinco milhões de euros, batendo assim o de Hulk e, por mais de um milhão, o do ex-encarnado Witsel.
El Negro torceu o nariz à transferência para a Rússia num primeiro momento, porque preferia ingressar no futebol inglês - o Manchester United chegou a informar o jogador e o Benfica da intenção de o contratar no verão -, tendo apresentado uma contraproposta salarial com valores muito elevados, o único argumento que o levaria para tais paragens e em ano de Mundial. A resposta demorou, tendo até os responsáveis do Zenit informado os dirigentes encarnados de que não haveria negócio, mas no último dia do mercado de transferências na maior parte dos países europeus - exceto... Rússia -, aceitaram os números pedidos pelo internacional argentino.
Tudo tratado entre Zenit e Garay, seguiu-se a negociação com Luís Filipe Vieira, que não abdica de receber os 20 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão do jogador, finca pé que se justifica pelo facto de o Benfica apenas ter direito a metade da verba, com o restante a ter como destino os cofres do Real Madrid. Portanto, para o líder das águias vender por menos tem estado fora de hipótese, o que levou os russos a acenarem com a inclusão no processo do passe do central português Neto, que agora apenas poderá reforçar os encarnados na próxima temporada. No decurso das negociações, Vieira afastou liminarmente a possibilidade de deixar sair o jogador antes do dérbi de domingo com o Sporting, mas, sabe O JOGO, o negócio deverá ser fechado logo após o jogo.
Por um lado, o jogador ficou de tal forma seduzido pelos valores em cima da mesa que até a sua mulher, Tamara Gorro, se manifestou sobre o assunto na sua conta de Twitter, revelando ter de tomar uma decisão difícil, sem descartar a mudança. Por outro, a SAD não enjeita o encaixe, que não se resume apenas ao montante da transferência, mas ainda aos salários que poupará no ano e meio de contrato em vigor com o central, que aufere perto de 2,5 milhões de euros anuais.