Nem tudo foi mau: França e Rússia estão fora da Liga Europa

Nem tudo foi mau: França e Rússia estão fora da Liga Europa

FC Porto e Sporting disseram adeus às competições europeias, mas os mais diretos adversários no ranking UEFA também não tiveram uma grande noite.

Portugal ficou em branco no ranking da UEFA, com as derrotas e eliminações de Sporting e FC Porto, mas os dois concorrentes ao quinto lugar perderam todos os seus representantes na Liga Europa.

A representação lusa segue no sexto posto, com 51,915 pontos, entre a França (52,082), quinta colocada, e a Rússia (51,082), sétima, sendo que acabar no top 6 vale seis equipas na UEFA em 2017/18, incluindo três na Champions -- o sétimo fica com apenas cinco e só duas na Liga dos Campeões.

Dos três países em luta, Portugal é agora o único com dois representantes, o Benfica, na Liga dos Campeões, e o Braga, na Liga Europa, enquanto França (Paris SG) e Rússia (Zenit) só têm uma equipa, na Champions.

Nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica está a disputar o acesso aos 'quartos' precisamente com o Zenit, tendo vencido na Luz por 1-0, com um golo de Jonas. A segunda mão é em São Petersburgo, a 9 de março.

Por seu lado, o Paris Saint-Germain também está em vantagem na sua eliminatória com o Chelsea, já que recebeu e bateu os londrinos por 2-1. O embate de Stamford Bridge está também marcado para o nono dia de março.

Quanto à Liga Europa, o sorteio dos oitavos de final, sem restrições ao nível dos cabeças de série ou dos países, está agendado para sexta-feira.

Atrás de França, Portugal e Rússia, segue, no oitavo lugar, a Ucrânia, que está muito longe (42,483 pontos), sendo que está quase a perder o Dínamo de Kiev na Champions'(1-3 na receção ao Manchester City) e tem apenas o Shakhtar na Liga Europa.

O ranking da UEFA é confortavelmente liderado pela Espanha (97,713 pontos), que ainda tem os seus sete representantes em prova em 2015/16, seguida de Alemanha (77,177), Inglaterra (73,909) e Itália (70,272).