Ellis, o Youtuber que vibrou no Dragão: "Fiquei chocado com a atmosfera"

Ellis, o Youtuber que vibrou no Dragão: "Fiquei chocado com a atmosfera"
Rui Jorge Trombinhas

Jovem de 19 anos já visitou mais de 100 estádios em cinco países. Esteve duas vezes no Dragão e já considera o FC Porto o seu segundo clube

A noite de sábado foi de festa no Dragão. O FC Porto recebeu, e goleou, o Nacional por 7-0, num jogo que encantou mais de 39 mil espetadores. Um deles, porém, tornou-se conhecido nas últimas horas.

Ellis Platten, inglês de 19 anos, esteve na bancada dos Super Dragões e filmou o jogo e a festa, num vídeo que publicou no canal do YouTube, o "AwayDays". O vídeo foi depois partilhado pelo site d'O JOGO e já tem mais de 100 mil visualizações e já é o mais visto de sempre do canal de Ellis. "Nunca esperei isto. Tem sido incrível. Penso que é uma prova da base de adeptos que o FC Porto tem."

Mas quem é afinal Ellis Platten? Em conversa exclusiva com O JOGO, o jovem de 19 anos, natural do contado de Norfolk, em Inglaterra, revela qual o clube por que torce e as razões que o levam a viajar à descoberta do futebol em estado puro. "Comecei a viajar há três ou quatro anos. Ir ver um jogo do Leeds custa-me cerca de 115 euros, então decidi ver o máximo de jogos possível, desde que os possa pagar. Uso uma câmara do meu avô para que possa, daqui a uns anos, ver a atmosfera dos jogos."

A trabalhar na área do Marketing Digital e Redes Sociais, Ellis revela que já visitou mais de 100 estádios, espalhados por cinco países, viagens que normalmente faz na companhia de um amigo, tal como aconteceu na visita ao Dragão. "Foi a segunda vez que estive no Porto. A primeira foi no jogo com o Sporting e agora este, com o Nacional. Sempre gostei do FC Porto como clube. Quando fui ver o jogo de fevereiro, com o Sporting, estava indeciso entre esse jogo e ir a Barcelona. Mas escolhi ver o FC Porto-Sporting para ver 'fãs' verdadeiros e ainda bem que o fiz. A atmosfera nesse jogo foi incrível. Em Inglaterra é raro que todo o estádio cante. Agora, no jogo com o Nacional, fiquei chocado com a atmosfera. Adorei."

Apesar do canal que tem no YouTube se chamar "AwayDays" - "Dias de Jogos Fora de Casa", numa tradução adaptada - Ellis confessa que procura sempre sentar-se junto aos adeptos do clube que joga no próprio estádio. "Gosto de experimentar o que cada clube tem para oferecer. Penso que é melhor assim. Fui muito bem recebido no Dragão."

Em Portugal só visitou o Estádio do FC Porto e espera visitar Alvalade e a Luz em breve, mas sempre com as cores do dragão. "Que seja num jogo com o FC Porto. Sinto-os como a minha segunda equipa. Os adeptos portugueses são fantásticos. Do melhor que já experienciei. E os do Porto são os melhores de todos."

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.