City e irmão de Guardiola são novos donos do Girona

City e irmão de Guardiola são novos donos do Girona

O City Football Group, proprietário do Manchester City, e Pere Guardiola, irmão de treinador do mesmo clube, compraram em partes iguais as 88,5% de ações do Girona que pertenciam à TVSE Fútbol

O interesse do City Football Group em adquirir o Girona era já há algum tempo um segredo mal guardado. Agora o negócio é oficial. Assim, 88,5% do capital passará a estar divido em partes iguais entre os donos do Manchester City e o irmão de Guardiola, ficando os restantes 11,5% das ações na posse de pequenos investidores que já coabitavam com os anteriores proprietários. De momento, não foram reveladas as verbas envolvidas no negócio.

Embora não estivesse oficialmente à venda, era admissível que o emblema catalão iria mudar de donos desde a entrada da TVSE Fútbol no capital do clube, em 2015. Na altura foi Pere Guardiola quem encaminhou as negociações entre o Girona e Jen-Louis Dutaret e Samir Boudjemaa, dois ex-executivos do Canal + francês.

A chegada de Pere Guardiola ao clube foi determinante para o crescimento rápido registado nos últimos dois anos, sendo natural que surja agora associado ao City Group para o comprar.

Pere ficará com 44,25% das ações através da Guirdis Holding, uma sociedade com sede em Malta que detém 27% da empresa de representação Media Base Sport e o grupo chinês Wuhan Double, que há pouco adquiriu 46% do operador televisivo Mediapro.

O entendimento entre o Girona e o Manchester City era já uma realidade prenunciadora do desfecho. Estreante em La Liga, o clube da Catalunha tem no plantel cinco jogadores cedidos pelo City: Douglas Luiz, Aleix García, Marlos Moreno, Pablo Maffeo e Larry Kayode.

Na semana passada, como último jogo de preparação antes do início da liga espanhola, o Girona e recebeu a visita do Manchester City. A equipa da casa venceu por 1-0 com um golo de um médio espanhol chamado... Português. O português da questão foi Bernardo Silva, que alinhou entre os titulares dos citizens.