A fortaleza de Marco Silva que impressiona Inglaterra

A fortaleza de Marco Silva que impressiona Inglaterra
João Cardoso

Treinador português faz dos jogos em casa uma forte arma no ataque às competições internas. São mais de 40 jogos sem saber o que é a derrota

Marco Silva conduziu esta quarta-feira o Hull City a uma nova vitória, frente ao Middlesbrough (4-2), e atingiu um número que não é para todos: 40 jogos em casa sem perder em jogos para o campeonato. O registo começou ainda no tempo do Estoril, já lá vão mais de três anos.

Se fizermos as contas a todas as competições internas - excluindo Liga dos Campeões e Liga Europa - são 48 os jogos consecutivos que Marco Silva soma sem qualquer derrota. Entre Estoril, Sporting, Olympiacos e Hull City, o técnico de 39 anos somou 9 empates e 39 vitórias. O último desaire de Marco Silva em casa tem a assinatura do Rio Ave, quando o treinador português comandava o Estoril. Aconteceu no dia 30 de março de 2014 (27ª jornada da I Liga), em que os canarinhos perderam por 1-0.

Ingleses impressionados: "In Marco We Trust"

O treinador português, que chegou a Inglaterra em janeiro com a difícil missão de livrar o Hull City da despromoção, ainda não parou de impressionar os ingleses: em 11 jogos para a Premier League, os tigers somaram 17 pontos, mais do dobro dos que atingiu o antecessor com praticamente o dobro dos jogos (20). Analisando até toda a Liga inglesa, só três treinadores conseguiram mais pontos desde que Marco Silva assinou: Antonio Conte (Chelsea, 23), Mauricio Pochettino (Tottenham, 23) e Ronald Koeman (Everton, 21). Na tabela seguinte, podemos ver como seria a tabela classificativa se o campeonato tivesse começado em janeiro:

O Hull City saiu finalmente da zona de despromoção, com 30 pontos, mais dois do que o Swansea. Antes, os tigers somaram cinco derrotas em casa para a Premier League.

Depois de alguma apreensão após a contratação do "desconhecido português", agora os adeptos até cantam o nome de Marco Silva nas bancadas do KCOM Stadium.