Ex-presidente da SAD do Beira-Mar acusado de emissão de cheques sem provisão

Ex-presidente da SAD do Beira-Mar acusado de emissão de cheques sem provisão

O início do julgamento de Oscar Scafuro está marcado para a próxima segunda-feira.

O Ministério Público (MP) de Aveiro deduziu acusação contra o ex-presidente da SAD do Beira-Mar, Omar Scafuro, por emissão de cheques sem provisão.

Em causa estão quatro cheques emitidos pelo antigo gestor do futebol profissional, entre maio e julho de 2014, a ex-funcionários da instituição, no valor de cerca de 15 mil euros.

O MP diz que o arguido quis preencher, assinar e entregar os referidos cheques, apesar de saber que a conta titulada pela sociedade da qual era legal representante não dispunha de fundos suficientes para o pagamento de tais quantias.

Com esta conduta, o arguido causou um prejuízo patrimonial aos tomadores dos cheques no montante neles titulado, porque não receberam tais valores.

O início do julgamento de Scafuro, que estava marcado para a próxima segunda-feira, no Tribunal de Aveiro, foi adiado para dezembro, por se desconhecer o paradeiro do empresário italiano de 54 anos.

Segundo informações prestadas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Omar Scafuro terá, entretanto, sido localizado na Roménia, na sequência de um controlo policial, tendo declarado às autoridades daquele país que estaria a residir em Milão, na Itália.

Nesse sentido, o tribunal de Aveiro decidiu enviar uma carta rogatória para a morada em Itália, no sentido de o antigo gestor do futebol profissional ser formalmente constituído arguido e ser notificado da acusação e ainda da nova data do julgamento.

Omar Scafuro chegou ao Beira-Mar em dezembro de 2013, depois de ter adquirido 84,9 por cento das ações da SAD da formação "aurinegra" à 32 Group.

Em março de 2015, o então presidente da administração da SAD do Beira-Mar demitiu-se do cargo, numa altura em que o clube aveirense disputava a II Liga de futebol.

A demissão ocorreu cerca de uma semana após o clube ter realizado uma greve de zelo aos treinos, devido a salários em atraso, e ter perdido dois atletas do plantel, que rescindiram por justa causa.

O Beira-Mar terminou a época 2014/2015 na 10.ª posição, com 63 pontos, e na época seguinte caiu para segunda divisão do campeonato distrital da Associação de Futebol da Aveiro (AFA), depois de ter falhado a candidatura de admissão à II Liga e, mais tarde, também a do Campeonato Nacional de Seniores.

Atualmente, o clube aveirense está a disputar a primeira divisão do campeonato distrital da Associação de Futebol da Aveiro.

A SAD do Beira-Mar encontra-se em fase de liquidação.