
Depois do triunfo frente ao União da Madeira, o Desportivo das Aves reduziu provisoriamente para três pontos a desvantagem para o primeiro classificado da II Liga.
O Desportivo das Aves colocou-se provisoriamente a três pontos da liderança e reforçou o segundo lugar da II Liga portuguesa de futebol, ao receber e e vencer o União da Madeira por 3-1, na 18.ª jornada.
Este triunfo colocou a formação da Vila das Aves mais perto do Portimonense, que só entra em campo no domingo, e com uma vantagem de oito pontos sobre o Cova da Piedade, terceiro posicionado, que saiu derrotado do terreno do Varzim (2-1).
A formação de Almada deixou-se apanhar pelo Santa Clara, que bateu nos Açores o Penafiel, por 2-1, no regresso do técnico Carlos Pinto ao clube, e ficou com apenas um ponto de vantagem sobre a Académica, que venceu o Benfica B por 2-1, em Coimbra.
No Estádio do Clube Desportivo das Aves, o avançado Guedes contribuiu com dois golos - marcados aos 31 e 51 minutos - para o triunfo da formação da casa, depois de Zé Tiago ter aberto o marcador, aos 24. Mica fez, aos 68, o único golo do União da Madeira, que segue no 10.º posto.
Na Póvoa do Varzim, um golo de Renna nos descontos, aos 90+5 minutos, garantiu o triunfo dos poveiros, que abandonaram os lugares de despromoção. Dieguinho tinha dado vantagem ao Cova da Piedade, logo aos dois minutos, e Sandro repôs igualdade, aos 33.
Depois de ter sido dispensado do Paços de Ferreira, Carlos Pinto regressou ao Santa Clara com um triunfo sobre o Penafiel alcançado já em tempo de descontos (90+6 minutos) pelo brasileiro Batatinha, em Ponta Delgada.
Clemente tinha colocado os açorianos na frente, aos 59 minutos, mas os forasteiros responderam com um remate certeiro de Fernando, aos 75.
Com este desaire, o Penafiel caiu para o sexto posto, já a 11 pontos dos lugares de acesso à I Liga.
Na luta pela subida, aparece agora a Académica, que, mesmo com menos uma unidade, venceu o Benfica B, com um golo de João Real, aos 90+4 minutos.
Logo os três minutos, Tozé Marrecos colocou a 'briosa' na frente, mas Pêpê empatou a partida aos 57, na marcação de uma grande penalidade, num lance que resultou também na expulsão de Nii Plange.
Na luta pela manutenção, o lanterna-vermelha Olhanense empatou no terreno do Freamunde (1-1), outro dos 'aflitos', e igualou o Leixões, que recebe no domingo o líder Portimonense, e o Académico Viseu bateu em casa o Fafe por 1-0 e ficou a um ponto da 'salvação'.
Destaque ainda para o embate entre o Sporting B e o campeão em título FC Porto B, que terminou com o triunfo dos 'dragões' por 2-1, em Alcochete.
A equipa B do FC Porto adiantou-se no marcador aos 42 minutos, por intermédio de Areias. Na segunda parte, já depois da expulsão de Matheus Pereira, os 'azuis e brancos' ampliaram a vantagem por Ismael, com Ronaldo Tavares ainda a reduzir.
O jogo ficou ainda marcado pelo regresso de Mauro Riquicho, internacional sub-21 por Portugal, na equipa do Sporting, depois de ter estado 15 meses sem competir devido a grave lesão.
