
Pedro Rocha/Global Imagens
A despontar nos bês, o atacante leonino tem sido chamado aos trabalhos do plantel principal e já ouviu ralhetes de Jorge Jesus, que acredita no seu valor e o quer... mais desperto
Corpo do artigo
Rafael Leão tem sido cabeça de cartaz nas exibições dos bês leoninos na época em curso, mas não só. O JOGO sabe que o avançado de 18 anos personifica um dos novos projetos verdes e brancos com origem na formação, razão pela qual, lenta mas progressivamente, começa a passar para as exigentes mãos de Jorge Jesus. O extremo, que também atua como ponta de lança e leva três tentos anotados nesta II Liga, luta contra as dores de crescimento com um rendimento alto no seu patamar competitivo e já ficou a saber o que é sair com as orelhas a arder dos "treinos A".
Atacante móvel que deambula entre as alas e o eixo do ataque, o internacional sub-19 português de raízes angolanas é produto quase integral da casa. Depois de se iniciar no extinto projeto Foot 21, Rafael Leão chegou ao Sporting com nove anos e, uma década depois, bate à porta do mais alto escalão com golos, agilidade, técnica... e algumas impurezas na concentração, que Luís Martins, técnico dos bês, tem procurado trabalhar, embora já em ligação direta com a equipa técnica liderada por JJ. As observações feitas pelo treinador dos verdes e brancos à progressão do dianteiro têm-lhe valido aparições no labor diário do plantel principal e, claro está, correções e ralhetes de Jesus não têm faltado para moldar a promessa. O experiente comandante dos lisboetas tem insistido com o atacante para melhorar os níveis de foco e concentração, em especial sem bola, eliminando algumas das ausências e de adormecimento que têm surgido como principais pechas no jogo do jovem leão.
Além do desempenho na Academia, Rafael Leão tem-se igualmente destacado pela Seleção Nacional de sub-19. Aposta regular do treinador Hélio Sousa, Rafael Leão acabou de regressar a Lisboa depois de se assumir como decisivo na conquista do Torneio Preparatório da UEFA na categoria, disputado na Finlândia. O avançado do Sporting "molhou a sopa" nos três jogos do jovem esquadrão das Cinco Quinas, face às congéneres finlandesa, holandesa e belga, assumindo-se como peça instrumental.
Craque também em tudo o que é jogo de desporto na PlayStation, Rafael Leão só precisa de tirar o pijama e acordar para o mais alto patamar.
