A escassez de golos dos avançados do plantel e a possibilidade de perder Yazalde durante o mês de janeiro, para atuar na CAN, acentuam a necessidade de contratar um goleador que faça a diferença no ataque do Rio Ave.
Corpo do artigo
Gonçalo Paciência está na agenda do Rio Ave e poderá chegar por empréstimo do FC Porto. A necessidade de reforçar o eixo do ataque na reabertura de mercado, em janeiro, deverá levar o clube vila-condense a contratar um avançado, não só pela pouca produtividade na concretização dos jogadores que alinham nessa posição, contando que Guedes, Yazalde e Ronan, juntos, somam três golos, como também pela possibilidade de perder um desses elementos nas primeiras semanas de 2017. É o caso de Yazalde que foi convidado para jogar pela seleção da Guiné-Bissau na CAN, e está inclinado a aceitar esse convite para aproveitar uma oportunidade única de jogar uma grande competição de seleções.
Entre outras possibilidades que estão em cima da mesa, o nome de Gonçalo Paciência, de 22 anos, encaixa no perfil desejado, tendo como vantagem o facto de já ter trabalhado com Luís Castro no FC Porto, além de ser um desejo do Rio Ave em tempos recentes. Cedido pelos dragões ao Olympiacos nesta época, o ponta de lança está em Portugal, onde fez uma série de exames, depois de ter tido um desmaio, no final de um treino do clube grego, orientado por Paulo Bento.
Ora, esta situação gerou apreensão pelo facto de ao internacional sub-21 português ter sido, no passado, diagnosticado um problema cardíaco, à semelhança do pai, Domingos Paciência, que, porém, nunca o impediu de jogar. O jovem, que foi uma das figuras da seleção olímpica no Brasil, está prestes a receber o OK para regressar à competição. Por estes dias, Gonçalo deverá voltar a Atenas, mas dificilmente irá prosseguir a carreira no clube grego. O Rio Ave é uma possibilidade forte, mas há outros clubes portugueses atentos ao desenlace com o Olympiacos.