Caso dos emails: Eva Mendes, Benfica e a nota do árbitro João Pinheiro

Caso dos emails: Eva Mendes, Benfica e a nota do árbitro João Pinheiro

Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação do FC Porto, voltou a revelar no programa Universo Porto de Bancada, do Porto Canal, novos emails envolvendo Nuno Cabral e Paulo Gonçalves.

Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação do FC Porto, voltou a revelar no programa Universo Porto de Bancada, do Porto Canal, novos emails envolvendo Nuno Cabral (foi árbitro de terceira categoria e delegado da Liga) e Paulo Gonçalves (assessor jurídico da SAD do Benfica), anteriormente mencionados nas divulgações do clube azul e branco.

"A 19 de fevereiro de 2016, Eva Mendes enviou um email para Paulo Gonçalves, não tinha texto, mas tinha um anexo que era o relatório de observação do árbitro no Moreirense-Belenenses, João Pinheiro, que teve nota de 2.3. Mas a consulta de outros emails permite reconstituir. O relatório deu uma nota muito insatisfatória ao desempenho do João Pinheiro e a Eva Mendes envia isto para Paulo Gonçalves. Em março, João Pinheiro envia para o Nuno Cabral um email sem texto, mas que traz em anexo o processo 56, o recurso pela nota, porque achava que foi mal avaliado e devia passar para 3.4, que é bom. A Eva Mendes envia para o Paulo Gonçalves novamente. A comissão de análise na sua revisão formal, manteve a nota", contou Francisco J. Marques.

"A Eva Mendes não é nem mais nem menos do que um alter ego do Nuno Cabral. Como é possível que um árbitro da I Liga esteja a utilizar o Nuno Cabral como intermediário para fazer chegar isto ao Benfica? Fica mais uma vez visível que o Nuno Cabral é um intermediário das comunicações entre João Pinheiro e Paulo Gonçalves. A federação não pode continuar de braços cruzados. Quando revelámos a identidade do Franck Vargas, o Conselho de Arbitragem percebeu quem é que lhe andava a mandar emails. São coisas recentes e graves. Quantos jogos foram arbitrados pelo João Pinheiro? Mas o que interessa é saber porque é que ele envia para o Paulo Gonçalves o relatório do observador. Porque é que vai obter essa ajuda a um clube que compete. Todos os emails que o Nuno Cabral recebe envia-os para o Paulo Gonçalves. Há uma matriz terrível, o Benfica não pode fingir que nada se passa. Não está em causa o desempenho ou honorabilidade de João Pinheiro. Por que é que isto acontece? Por que é que ele envia para o Paulo Gonçalves o relatório do observador? É muito estranho. Todos os emails que o João Pinheiro envia para o Nuno Cabral, ele envia para Paulo Gonçalves. Isto carece de uma explicação plausível e séria", sublinhou.