
Numa época em que a SAD terá de encaixar mais de 115 milhões de euros em vendas, o “comendador” tem brilhado na Europa, aumentando a sua cotação
Trinco portista com números que o colocam ao nível dos melhores na prova. É o vice-rei nas recuperações, entre 354 jogadores
À partida para a segunda volta da Liga dos Campeões, o FC Porto, com quatro pontos, mantém intactas as aspirações na prova. Aliás, com uma vitória esta noite fica desde já garantida a continuidade na Europa, uma vez que o Brugge deixará de ter hipóteses de lutar pelo terceiro lugar, que dá acesso à Liga Europa. Ainda sem convencer na prova - o triunfo na Bélgica foi um sinal de retoma que carece de ratificação no Dragão -, a equipa portista tem-se mantido acima da água à custa dos golos de Otávio, André Silva e Layún, mas também das grandes atuações de Danilo, o melhor portista na primeira metade da prova. São os números que o dizem e o colocam entre os melhores da competição que é a maior montra do futebol mundial. O trinco é, por exemplo, o segundo jogador de toda a prova com maior número de recuperações: 12 em cada jogo, sendo apenas ultrapassado pelo esloveno do Bayer Leverkusen, Kevin Kampl, que apresenta uma média de 12,7 por 90 minutos. Isto contabilizando apenas os jogadores com pelo menos metade do tempo de jogo disputado.
A estatística prova a grande importância de Danilo no FC Porto e, de acordo com o "GoalPoint Rating", Danilo não só é o portista com melhor desempenho até agora como surge no 38.º posto entre 354 jogadores. E para esta boa posição, além das recuperações de bola, contam muito os duelos aéreos defensivos ganhos (82%) e também a eficácia no passe (90%, que passam para uns incríveis 97% se atentarmos apenas aos que faz no próprio meio campo, isto numa média de 64 passes completados por jogo). Danilo apresenta ainda 10,3 duelos (no geral) por jogo com uma taxa de sucesso de 74 por cento, cometendo apenas uma falta por 90 minutos, o que, para a sua posição, é digno de registo. Danilo só não é o melhor no FC Porto na distância percorrida até ao momento: Óliver é o que mais corre, com 33,7 km, seguido por Layún (31,8 km) e André Silva (31,6 km); o trinco é o quarto, com 31,4 km.
No que toca aos trincos das equipas portuguesas na Liga dos Campeões, Danilo é, de longe, o melhor a recuperar bolas. O benfiquista Fejsa surge no 12º lugar do ranking da GoalPoint, com 9,3 recuperações por jogo, enquanto William Carvalho, do Sporting, com 6,7 recuperações, ocupa a 72º posição.
