
José Carlos Pratas/Global Imagens
Jorge Araújo já treinou equipas de alto rendimento, onde ganhou títulos, e acompanha Jorge Simão desde os tempos da Associação de Futebol de Lisboa. Desde então estiveram sempre juntos.
Corpo do artigo
Por indicação do treinador Jorge Simão, a estrutura do futebol profissional do Braga conta com um novo colaborador: Jorge Araújo.
O ex-treinador de basquetebol, com vários anos de ligação ao FC Porto, entre outros clubes, e atual presidente da Team Work, uma empresa de consultoria e treino comportamental, conheceu o treinador num ciclo de colóquios sobre liderança, quando Jorge Simão ainda era o coordenador técnico da Associação de Futebol de Lisboa, e a partir daí passou a assessorá-lo, transmitindo-lhe conhecimentos e conselhos nas passagens por Belenenses, Paços de Ferreira e Chaves, os clubes que orientou na I Liga antes de chegar ao Braga, de todos aquele com maiores recursos humanos, como recentemente reconheceu Jorge Simão.
Autor da tese, e livro, "O Treino do Treinador" e comentador do programa "Quatro Linhas", do Porto Canal, Jorge Araújo será remunerado pela SAD do Braga como prestador de serviços, o que não se verificava nos outros três clubes da I Liga que beneficiaram da sua estreita colaboração com o treinador de 40 anos e natural de Pampilhosa da Serra.
O antigo treinador de basquetebol irá acompanhar e apoiar Jorge Simão com o intuito principal de o ajudar a refletir e também a retirar conclusões acerca das vantagens e desvantagens das suas atitudes e comportamentos perante as diferentes situações relacionais com jogadores, pelo que será sempre indireta a sua influência na preparação da equipa principal de futebol dos bracarenses. Trata-se, no fundo, de um apoio técnico relacionado com questões que a liderança de um treinador de futebol ao mais alto nível pode sempre suscitar.
Esta figura de conselheiro faz de certa forma lembrar a relação entre Jorge Jesus e Manuel Sérgio, que também se prolonga há vários anos.
