<strong>ENTREVISTA </strong>- O central Ferro promete fidelidade às águias, até porque o objetivo é somar mais pontos títulos na Luz (c/ vídeo)
Corpo do artigo
Recordando a ansiedade da estreia e os conselhos de Bruno Lage e colegas, o defesa, que acabou a época a titular, assume que a sua vida mudou com o novo estatuto, que lhe dará direito a novo contrato.
"Quero continuar a ajudar o clube a conquistar títulos"
Promovido ao plantel principal em janeiro, Ferro viu a sua vida mudar a partir do dia 6 de fevereiro, contra o Sporting. Substituiu o lesionado Jardel e desde então afirmou-se de águia ao peito. Tudo com a ajuda dos companheiros.
Fazer a estreia pelo Benfica contra o Sporting foi inesperado. O que pensou na altura em que entrou?
- Foi com a lesão do Jardel. Passa muita coisa pela cabeça e, ao mesmo tempo, parece que não passa nada...
As pernas tremeram?
- Nos primeiros dois minutos, sim, mas depois acabei por entrar no jogo e as coisas foram acontecendo.
Que lhe disseram o treinador e Jardel?
- O treinador disse-me para estar tranquilo e fazer o que fazia na equipa B. O Jardel, quando saiu, desejou-me boa sorte e para fazer um bom jogo, com tranquilidade.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/06/oj_ferro_final_20190617090924/hls/video.m3u8
O que foi aprendendo com a experiência de Jardel e até de Luisão, já de fora?
- Ajudaram-me muito, passando-me o à-vontade que têm com o jogo. Nós, os mais jovens, ainda parecemos que estamos a ver o que acontece. Passam-nos a tranquilidade e que, se estivermos focados, as coisas acabam por sair bem.
Depois de ser campeão na época de estreia na equipa principal, qual o próximo objetivo que tem traçado?
- Quero continuar a ajudar o Benfica a conquistar títulos.
"Nos primeiros dois minutos [na estreia com o Sporting] as pernas tremeram, mas depois acabei por entrar no jogo e as coisas foram acontecendo"
As suas exibições despertaram também a cobiça de alguns clubes. Imagina-se a sair e a jogar num dos colossos da Europa?
- Neste momento, não; acho que tenho de me consolidar aqui e só penso no Benfica.
Qual foi o jogo em que se sentiu no seu melhor esta época?
- O jogo que me vai ficar na memória foi contra o Dínamo Zagreb, onde marquei o segundo golo já no prolongamento. Foi uma explosão dos jogadores e de todo o estádio, vou levar essa imagem comigo para sempre. Mas também elegeria o último jogo [Santa Clara], onde após o apito final pudemos festejar e fazer tudo - foi o culminar de todo o trabalho de uma época.
Ser jogador da equipa principal mudou-lhe muita coisa a nível pessoal?
- Altera algumas coisas [risos]... Até a coisa mais simples, como é ir às compras, não posso. Ou melhor, posso, mas é chato. É muito bom ser reconhecido, ter os adeptos perto, mas antes precisava de meia hora para ir às compras e agora preciso de hora e meia. Mas também é reconfortante os adeptos gostarem de mim, quererem tirar uma foto, falarem comigo um bocado.
"Estou a trabalhar para chegar à Seleção. O meu objetivo será chegar lá para poder ajudar: é um sonho que tenho"
Jogar com Rúben Dias dá ajuda
no Benfica e no sonho das Quinas
Ferro fez dupla com Rúben Dias na equipa B antes de este ser promovido aos principais, onde se reencontraram. E esta união foi importante para o recém-chegado. "Sim, principalmente no primeiro jogo [Sporting], onde tive de entrar muito rápido. Conhecê-lo bem facilitou, mas isso também se aplicou aos outros jogos, pois temos muitas coisas para trás juntos. Ele sabe como jogo e me posiciono, tal como eu sei o que ele faz", destacou Ferro, que espera nova parceria por Portugal. "O Rúben já lá está e eu ainda não... Estou a trabalhar para isso. O meu objetivo será chegar lá para poder ajudar a Seleção - é um sonho que tenho."
11013311
"Dragão foi jogo da viragem"
Campeão na época de estreia pela equipa principal do Benfica, Ferro sublinha que há "vários" momentos importantes no sucesso de 2018/19, mas destaca a vitória diante do FC Porto no reduto do rival. "Tendo de escolher um ponto de viragem, terá de ser o jogo no Dragão: passámos para a frente e ficámos a depender só de nós", diz. E apesar de sublinhar que "se a equipa tivesse perdido outro depois disso, tudo teria ido por água abaixo", explica o que passou pela cabeça do grupo após o triunfo no estádio do rival: "Foi ali que pensámos: "Calma, agora somos nós e, se fizermos o nosso trabalho, não saímos daqui.""
"O Rúben ajudou. Temos muitas coisas para trás juntos. Ele sabe como jogo e me posiciono e eu sei o que ele faz"
Depois de estar a sete pontos do FC Porto, aquando da troca de Rui Vitória por Bruno Lage, o Benfica acabou por chegar ao título, mas o defesa recusa que a recuperação seja por demérito contrário. "Ninguém nos pode tirar o mérito de tudo o que fizemos na segunda volta do campeonato. Fôssemos ou não campeões, fizemos uma segunda volta fantástica", alega, recusando comentar as críticas sobre um eventual favorecimento das arbitragens aos encarnados: "Apenas olhámos para o nosso trabalho e para nós."
Com o Benfica de volta ao título, Ferro teve oportunidade de viver, desta feita por dentro, os festejos, que o marcaram. "Ver tanta gente a festejar o tão aguardado título é muito bom... Já tinha estado do lado dos adeptos, mas quando se está lá, não se tem noção da quantidade de pessoas. Do autocarro e do palco é que se vê bem, e é incrível", conta.
Passe longo com luz verde de Bruno Lage
bbb Ferro garantiu a titularidade na equipa principal devido a uma lesão de Jardel, mas também pela qualidade das exibições, nas quais se destacou pela colocação da bola à distância, uma característica inata. "É algo natural em mim, mas o míster também me põe à vontade para o poder fazer conforme o jogo", explica o defesa, que foi orientado por Bruno Lage na equipa B em metade da época, tendo rumado mais tarde à formação principal, onde reencontrou o "mesmo" técnico. "Bruno Lage fez na equipa principal o mesmo trabalho que na B, com as devidas diferenças. Sempre trabalhou muitas horas no centro de estágio", referiu. "No meu caso, ajudou-me trabalhar com ele, porque já conhecia a sua metodologia de treino e de jogo; isso tornou a minha integração mais fácil", sublinhou ainda.
11013754