Para o atual diretor-desportivo do Osasuna, que é amigo do ainda camisola 10 do Benfica, Raúl de Tomás tem tudo para ser "o próximo avançado da seleção espanhola".
Corpo do artigo
Assunto principal na agenda do Benfica para o reforço do plantel de Bruno Lage, Raúl de Tomás está a ser discutido por Jorge Mendes, empresário mandatado pelas águias, com o Real Madrid.
À espera de um acordo com os merengues, o conjunto encarnado prepara-se para contratar "o próximo avançado da seleção espanhola".
"Está muito cotado e valorizado, pelos golos que fez pelo Rayo Vallecano, numa equipa que desceu e que tinha dificuldades ofensivas. Isso reforça-lhe o mérito"
"Fez o percurso em praticamente todas as seleções jovens de Espanha e agora tem nível para estar na seleção principal", garante, a O JOGO, Braulio Vázquez, antigo diretor-desportivo de Valência, para o qual levou Jonas, e de Valladolid, onde foi o responsável da contratação de De Tomás, em 2016/17. Por isso, e conhecendo bem a dupla, atira: "O Raúl tem tudo para ser o herdeiro de Jonas. Tal como o Jonas, é um 9 com alma de 10."
Em destaque pelas exibições e muitos golos (38) apontados nas duas últimas temporadas em que esteve cedido pelos merengues ao Rayo Vallecano, Raúl de Tomás é a prioridade das águias para reforço do ataque na próxima época, tendo já chegado aos 20 milhões de euros, valor que pode terminar nos 25.
"Está muito cotado e valorizado, pelos golos que fez pelo Rayo Vallecano, numa equipa que desceu e que tinha dificuldades ofensivas. Isso reforça-lhe o mérito", diz o agora diretor-desportivo do Osasuna, destacando as principais capacidades do atacante hispano-dominicano.
"Se conseguir garantir o Raúl, o Benfica acerta de caras. Se me ligarem a perguntar não terei dúvidas em aconselhá-lo"
"Não é só um goleador. Tem golo, mas não se limita a jogar na área. Protege bem a bola, sabe jogar muito bom futebol, é capaz de fazer a ligação com a equipa, sair da área e cair nas faixas", aponta, avalizando a contratação por parte do emblema encarnado: "Se conseguir garantir o Raúl, o Benfica acerta de caras. Se me ligarem a perguntar, não terei dúvidas em aconselhá-lo."
Aliás, Braulio Vázquez entende que depois de quatro cedências (Córdoba, Valladolid e duas épocas ao Rayo Vallecano) é tempo para De Tomás estabilizar. "Se for para o Benfica será bom, mas nesta fase, para ele, é importante, a sair, fazê-lo em definitivo", diz, sobre o jogador de 24 anos que, como O JOGO já noticiou, vê com bons olhos a transferência para a Luz, pela possibilidade de jogar a Liga dos Campeões.
11011839
Vázquez fez ainda questão de deixar uma palavra sobre Jonas, o avançado que De Tomás poderá substituir: "Somos amigos e o que lhe digo é que o importante é ele ser feliz, seja a jogar ou acabando a carreira. Já lhe disse também que, pela qualidade que tem, pode jogar até só a andar. Mas será ele agora a decidir o seu futuro."
Sair do Real ajudou-o a crescer
Formado no Real Madrid, pelo qual cumpriu apenas um jogo na equipa principal, já em 2014/15, De Tomás esteve emprestado nos últimos... quatro anos, algo que Braulio Vázquez considera ter feito crescer. "Sair do Real Madrid foi importante para ele, também o formou", declara, sublinhando que o avançado pretendido pelas águias é "muito bom miúdo e excelente profissional". Vázquez realça até que ao primeiro contacto, uma vez que é "reservado", o jogador pode passar a impressão errada: "Pode dar uma aparência de ser distante e arrogante, mas isso deve-se ao facto de ser um jogador tímido ao início. Mas é bom companheiro e muito familiar."
11013004