Mantorras vai ser embaixador do Benfica

Mantorras vai ser embaixador do Benfica

O presidente do Benfica elogiou hoje o percurso de Pedro Mantorras e revelou as novas funções que vai desempenhar no clube

O angolano Mantorras encerrou a carreira de futebolista e vai ser embaixador do Benfica, clube que o homenageou hoje, em cerimónia realizada no estádio da Luz, em Lisboa. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, referiu que a homenagem a Mantorras é "um ato tão significativo e igualmente de enorme emoção e relevância" para os benfiquistas "como para o povo de Angola".

Luís Filipe Vieira expressou "tristeza por ver fora do futebol" Mantorras e referiu que a modalidade é bonita "quando tem os melhores".

"O futebol teve dias inesquecíveis quando Pedro Mantorras passou por ele e merecia o ter tido por mais tempo", disse o dirigente, acentuando "a simplicidade e o talento" do angolano, de 30 anos, que sofreu, nos últimos anos, uma lesão num joelho.

O presidente do Benfica salientou que Mantorras será embaixador do clube "pelo seu caráter e pela sua entrega e não por ato formal" e anunciou o jogo de despedida para 18 de julho, no estádio da Luz, entre equipas da Fundação Benfica e do ACNUR (Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados).

Por seu lado, o embaixador da República de Angola em Lisboa, José Marcos Barrica, notou que Mantorras "é um jovem que é um símbolo de resistência", que teve o seu "percurso interrompido de modo abrupto, mas que vale pela sua firmeza e persistência".

Também interveniente na homenagem, com a presença de Eusébio e elementos dos órgãos sociais do Benfica, o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, lembrou que o angolano "foi considerado um dos melhores do Mundo na sua posição".

Com alguma emoção, Mantorras disse que o dia de hoje "é muito complicado" para ele, justificando que "é difícil deixar de jogar com 30 anos" e admitindo que ai9nda pretendia jogar mais cinco anos.

"Não foi fácil a decisão, mas tem de ser", frisou Mantorras, campeão na Liga portuguesa de futebol nas épocas de 2004/05 e 2009/10.