
ENTREVISTA O JOGO - Fyssas começou no Panionios, seguindo-se Panathinaikos, Benfica e Hearts, antes de se despedir, de novo, no Pana. Para a história do futebol, ficou como um dos 23 campeões europeus de Lisboa. É o protagonista da entrevista deste domingo em O JOGO.
Ter honrado a palavra dada a Luís Filipe Vieira e António Simões foi a razão para Fyssas ter vestido a camisola encarnada e não a azul e branca dos dragões, que até tinham melhor equipa, mas chegaram mais tarde.
De que se recorda quando lhe falam de Portugal?
[Pausa para pensar] Lembro-me que fui para Lisboa um mês antes da data em que tinha de me apresentar, para conhecer a cidade com a minha mulher. Lembro-me o quanto o Benfica me queria e de que o FC Porto também me fez uma proposta.
Quando foi isso?
Foi em Aveiro, quando a Grécia defrontou Portugal num particular que terminou empatado a um golo [a 15 de novembro de 2003, n.d.r.].
Por que não aceitou a proposta do FC Porto e foi para o Benfica?
-Porque o Benfica chegou primeiro. Se eu fosse outro tipo de pessoa, talvez tivesse aceitado a proposta do FC Porto, tinha melhor equipa, o treinador era o José Mourinho... mas já tinha dado a minha palavra ao Benfica e tenho valores. Agradou-me o interesse do FC Porto, mas não podia aceitar, apesar de terem sido muito corretos comigo.
" o Benfica chegou primeiro. Se eu fosse outro tipo de pessoa, talvez tivesse aceitado a proposta do FC Porto, tinha melhor equipa, o treinador era o José Mourinho"
E as condições financeiras que o FC Porto lhe propôs, eram mais vantajosas?
Nem cheguei a saber! Recusei a proposta antes de as conhecer. Já me tinha encontrado com o presidente do Benfica e o senhor António Simões, que na altura era diretor desportivo. Como poderia fazer algo assim, ir para o FC Porto depois de ter acertado com o Benfica? Gosto de me ver como uma pessoa com valores e que os tenta transmitir aos filhos.
De que locais ainda se recorda em Portugal?
Do Monte Estoril, que era onde eu vivia, Cascais - fantástico! - do centro de Lisboa, Sintra, as praias...
Foi um dos jogadores que estrearam o Estádio da Luz...
As condições do estádio eram fantásticas, mas não tínhamos local para treinar, treinávamos no Estádio Nacional.
