Entre as dez principais ligas do Velho Continente, Juventus, Genk ou Liverpool (na frente à condição) têm cinco vitórias nessa condição. Em Portugal, o FC Porto tem também cinco
Corpo do artigo
No topo da Liga, com mais dois pontos do que o FC Porto, o Benfica tem sofrido bastante para conquistar e defender esse estatuto.
O encontro com o Portimonense foi mais um exemplo, tendo a equipa comandada por Bruno Lage sido obrigada a dar a volta ao marcador, pois a turma algarvia entrou a ganhar, situação decisiva para segurar a liderança, face ao triunfo do FC Porto, também no sábado, sobre o Aves.
Esta foi a sexta vez que o Benfica operou uma reviravolta em 2018/19 na Liga, o que é um máximo entre os líderes dos dez principais campeonatos da Europa.
Destes seis triunfos conquistados pelos encarnados depois de estarem a perder, cinco foram na era Bruno Lage e três deles nas... derradeiras cinco jornadas. Sob o comando do novo técnico, as águias foram capazes de superar resultados negativos frente a Rio Ave (de 0-2 para 4-2), FC Porto (de 0-1 para 2-1), Feirense (0-1 para 4-1), Braga (0-1 para 4-1) e Portimonense (0-1 para 5-1), tendo estes dois sido alcançados nas últimas duas partidas.
Com a pressão da luta pelo título nacional a aumentar, o Benfica já foi obrigado a dar a volta ao marcador por três vezes nas últimas cinco jornadas
Foi precisamente com o triunfo fruto de uma reviravolta ante os algarvios que o Benfica se isolou neste "campeonato", pois existem várias equipas com cinco vitórias após estarem em desvantagem no marcador, casos de Juventus, Genk, Galatasaray ou Liverpool (líder à condição, pois o Manchester City atua apenas hoje, tendo empatado, com o Wolves, o único jogo em que esteve a perder). Barcelona e PSG operaram quatro reviravoltas, sendo seguidos por Zenit (três), Bayern e Shakhtar Donetsk, ambos com duas.
A nível nacional, o FC Porto, que luta pelo título, é aquele que mais se aproxima do registo encarnado, pois venceu Portimonense, Santa Clara, Rio Ave, Feirense e Braga depois de estar em inferioridade no resultado, algo que sucedeu por sete ocasiões - já o Sporting ganhou apenas quatro vezes, em onze, nessa condição, derrotando Moreirense, Aves, Nacional e Boavista.