
A nova casa do Benfica foi inaugurada faz esta quarta-feira 13 anos.
Corpo do artigo
Festa da inauguração e o primeiro desaire
A 25 de outubro de 2003 foi cortada a fita de inauguração do novo estádio, num jogo de festa com os uruguaios do Nacional de Montevideu. Dois golos de Nuno Gomes decidiram o jogo (2-1) antes da desilusão do primeiro jogo oficial, com derrota, por igual marca, ante o Beira-Mar.
Do Euro"2004 à final da Champions"2014
O novo recinto do Benfica foi o escolhido para ser o palco da final do Euro"2004, na qual Portugal baqueou ante a Grécia, tendo recebido a final da Liga dos Campeões dez anos volvidos, com a vitória do Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, sobre o rival espanhol Atlético de Madrid.
Palco recebeu cinco títulos de campeão
Inaugurado em 2003, o Estádio da Luz não demorou a receber uma festa de campeão. Foi na época seguinte, em 2004/05, tendo mais tarde sido palco de mais quatro festejos: 2009/10, 2013/14, 2014/15 e 2015/16. Giovanni Trapattoni conduziu a equipa no primeiro, Jorge Jesus nos três seguintes e Rui Vitória no mais recente.
Rival festejou com as luzes apagadas
Nem só de êxitos próprios se escreve a história da nova Luz, pois também aqui o Benfica viu o FC Porto vencer, a 3 de abril de 2011, num jogo da 25.ª jornada e, graças a esse resultado, fazer a festa de campeão nacional. O rival azul e branco festejou com as luzes apagadas e o sistema de rega do relvado em ação.
Na caminhada para duas finais europeias
No sentido dos êxitos para mais tarde recordar, o Benfica conseguiu, sobre o relvado do novo recinto, caminhar para duas finais europeias. A primeira, em 2012/13, ao vencer o Fenerbahçe (3-1) e dar a volta à eliminatória, que lhe permitiu voltar a uma final na Europa 23 anos depois da última, e a segunda ao derrotar a Juventus (2-1) e segurar a vantagem em Turim. As águias acabaram por perder ambas, para Chelsea e Sevilha.
