
Maria João Koehler
Reuters
É a primeira tenista portuguesa a passar à segunda ronda do Open da Austrália. Quarta-feira defronta a sérvia Jelena Jankovic, antiga número 1 mundial.
Maria João Koehler qualificou-se esta segunda-feira para a segunda ronda do Open da Austrália, ao vencer a italiana Karin Knapp e Michelle Larcher de Brito foi batida pela russa Ekaterina Makarova.
Koehler bateu Karin Knapp em três parciais (3-6, 6-3 e 6-3), ao fim de mais de duas horas (148 minutos), preparando-se para defrontar, quarta-feira, na segunda ronda, a sérvia Jelena Jankovic, antiga número um mundial e semifinalista da prova em 2008, em encontro marcado para quarta-feira.
Aos 20 anos, Koehler tornou-se a primeira tenista portuguesa a vencer uma ronda no quadro principal do Open da Austrália e a segunda a disputar a 2ª eliminatória de um torneio do Grand Slam, depois de Michelle Brito ter cometido idêntica proeza em Wimbledon e nos Estados Unidos, em 2009.
"Tal como esperava foi muito duro. Não entrei bem e o vento mais uma vez não ajudou. Nunca me senti a jogar um bom ténis, mas nunca deixei de lutar em todos os pontos. Sabia que podia ganhar e agarrei-me a esse objetivo com unhas e dentes", afirmou a número 1 do "ranking" nacional, adiantando: "Podem esperar de mim a mesma atitude e determinação de sempre, seja qual for a adversária. Não me assusto com facilidade e o objetivo é sempre o mesmo. Quarta-feira é um novo dia e há outro jogo para ganhar", completou Koehler, antecipando o encontro com Jankovic.
Michelle Brito, número dois em Portugal e 130ª no Mundo, não ficou apurada para a 2ª ronda do Open da Austrália ao perder (2-0 com os parciais 6-2 e 7-5), em Melbourne, com Ekaterina Makarova, tenista russa que em junho de 2011 esteve no 29º lugar do ranking WTA.
