
Judoca do Benfica conquistou a medalha de prata na competição japonesa, ao ser derrotada na final por uma atleta da casa.
Telma Monteiro conquistou a medalha de prata do Grand Slam de Tóquio em judo, na categoria de -57 kg, tendo sido derrotada somente na final pela japonesa Kaori Matsumoto, campeã olímpica.
Frente a Matsumoto, uma das raras atletas que tem um saldo positivo nos confrontos com Telma Monteiro, a portuguesa, segunda do "ranking" mundial e vice-campeã do mundo, foi batida, esta sexta-feira, por "ippon", após um minuto e 20 segundos de combate.
Na caminhada para a final, a portuguesa, de 28 anos, derrotou na fase de "pools" a sul-coreana Yumi Cha, por "ippon", a canadiana Stefanie Tremblay, por penalizações, e a japonesa Anzu Yamamoto (10.ª), por "waza-ari", antes de bater a brasileira Rafaela Silva (6.ª), na meia-final, por penalizações.
Para a judoca do Benfica estava em jogo a liderança do "ranking" mundial, posição ao seu alcance se vencesse a final, mas Matsumoto controlou o combate decisivo e essa hipótese ficou posta de parte, quando Telma Monteiro se deixou imobilizar pela japonesa, uma das suas grandes rivais do circuito.
A nipónica, de 27 anos, que não passou da primeira ronda nos Mundiais e que se apresentou em Tóquio no 20.º lugar na classificação global, obteve assim a sétima vitória sobre Telma Monteiro em nove confrontos, naquela que foi a sexta final entre ambas, das quais a portuguesa venceu somente uma, a do Masters de Baku, em 2011.
No entanto, Telma Monteiro encerra o ano com um conjunto de resultados importante, nomeadamente a prata nos Mundiais, o bronze nos Europeus, a vitória no Grand Slam de Abu Dhabi, a vitória no Open de Varsóvia e agora o segundo lugar na capital japonesa.
O outro português que esteve em ação, Diogo César (-66 kg), foi eliminado no primeiro combate, ao perder com o britânico Colin Oates, por "waza-ari".
Este sábado, competem Ana Cachola (-63 kg), André Alves e Jorge Fernandes (-73 kg) e Carlos Luz (-81 kg), enquanto Yahima Ramírez (-78 kg), Célio Dias (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) completam a participação portuguesa no domingo.
