
Poveiro revalidou o triunfo conquistado no ano passado após vencer o contrarrelógio final da prova
Com um ritmo forte e determinado, Rui Costa (Movistar) atacou a camisola amarela de Mathias Frank no contrarrelógio final de 26,8 quilómetros entre Bad Ragaz e Fulmserberg para se sagrar vencedor da Volta à Suíça 2013. O poveiro fez uma prova em crescendo sempre perto do melhores registos e reservando forças para a segunda metade do exercício cumprida em subida e na qual não deu qualquer hipóteses à concorrência. Rui Costa triunfou no contrarrelógio com um registo de 51m59s, à média de 30,9 km/h.
A prova de Rui Costa foi pautada pela regularidade. Se Tejay Van Garderen (BMC) foi o mais rápido na parte plana do exercício, Rui Costa pouco lhe ficou atrás, perdendo apenas dois segundos para o norte-americano ao ponto intermédio dos 7,8 quilómetros.
Com o início da subida e já após ter mudado de bicicleta, Rui Costa permaneceu com um ritmo vivo ganhando virtualmente a corrida quando ainda restavam cinco quilómetros de subida. Nessa altura, tanto Van Garderen como Mathias Frank implodiam perante o esforço e hipotecavam a hipótese de vitória na prova. Com uma motivação superior Rui Costa pedalou para a vitória no contrarrelógio e na geral da prova helvética. Esta foi a 15ª vitória profissional de Rui Costa e, no final, foi aplaudido pela comunidade portuguesa que viajou até Fulmserberg para apoiar o português.
