Começou com 7,8 milhões do Ajax ao Malmo

Preço de Ibrahimovic: 142 milhões ou mais

Publicado
O avançado sueco representou sete clubes desde 2001 e jamais um jogador fez movimentar tanto dinheiro com transferências.
Zlatan Ibrahimovic é um género de jogador mais caro de sempre. É certo que nunca um clube pagou o que o Real Madrid deixou em Manchester para ter Cristiano Ronaldo, mas se somadas as sete transferências desde 2001 chega-se à conclusão que nunca um jogador fez movimentar tanto dinheiro.

A viagem de Ibra começa em 2001, ano em que o Ajax pagou 7,8 milhões de euros ao Malmo, primeiro passo para uma carreira repleta de títulos e... viagens. Na Holanda somou títulos, acumulou elogios e fez engordar a conta bancária do clube de Amesterdão em 2004, ano em que Fabio Capello convenceu a Juventus a pagar 16 milhões pelo avançado sueco.

Em Itália, títulos e golos até ao Moggigate que obrigou a Juve a aceitar transferir Ibra para o Inter. Preço? 24,8 milhões de euros. Em Milão conheceria José Mourinho e, talvez por isso, o preço do seu passe continuou a subir, porque em 2009 o Barcelona desembolsou 46 milhões de euros. Espanha, ou talvez Pep Guardiola, haveria de traduzir-se pelo único fracassso da sua carreira desportiva. Um ano na Catalunha bastou para desvalorizar o passe, regressando a Milão, a troco de 24 milhões de euros, mas agora para representar o Milan. Duas épocas no clube de Silvio Berlusconi e... 23 milhões de euros pagos pelo Paris Saint-Germain,

Feitas as contas a estes números dá 142 milhões de euros. Mas, o valor pode ser outro, se acrescentado os seis milhões de euros do primeiro ano no Milan - custo do empréstimo do Barcelona - e o valor calculado do passe de Eto'o, que foi envolvido na transferência do sueco para o Barcelona. Nesse caso, o valor andará perto dos 170 milhões...


Comentários