FUTEBOL
Resposta curta e pronta de Mou

Villas-Boas não tem nada de Mourinho

Publicado
Por Phil Noble/Reuters
Na entrevista à RTP, o treinador do Real diz que não vê semelhanças em Villas-Boas e coloca Rui Faria como um dos melhores do mundo.
"Não". Foi esta a resposta curta e pronta de José Mourinho quando questionado se via em Villas-Boas semelhanças com ele próprio. E mais não disse sobre o tema, falando depois sobre quem será o melhor treinador... a seguir a José Mourinho, ainda que não se assuma como tal.

"Depende do ponto de vista. Se me perguntarem diria que é o Rui Faria (adjunto no Real Madrid), apesar de não ter sido treinador principal. Não quero faltar ao respeito a pessoas com trajeto de chapéu, de qualidade. O Fernando Santos treinou os três grandes portugueses e fez o que está a fazer na seleção grega. Villas-Boas, numa realidade diferente dos outros, porque teve acesso a um patamar que outros não tiveram. Há treinadores bons, como Jesus e Peseiro, com um nível de experiência grande, Jesualdo Ferreira... Portugal tem obviamente grandes treinadores. Estou- me a esquecer de alguns e peço desculpa por isso", respondeu Mourinho.

Mas serão os portugueses os melhores treinadores do mundo? "A questao da melhor do mundo é relativa. Pode ser-se o melhor num determinante momento e um momento não faz a carreia. Alguém pode ser eleito e de facto não o ser, o que deve tentar é construir uma carreira que se possa dizer no final que foi uma carreira de sucesso. Essa é a minha carreira, é o que para mim tem significado. São bons, penso que sim, mas não quero geralizar, porque haverá os bons, os menos bons e os maus", considerou, admitindo a existência de um efeito Mourinho.

"Sei que há o efeito José Mourinho, não me ponho fora disso. Neste momento há mais treinadores portugueses fora do que na I Liga", observou.