Os campeões do Mundo beneficiaram de sete substituições num jogo particular. Como castigo, o resultado foi anulado, ou seja, a derrota (1-0) que sofreram em Joanesburgo não contará para o ranking que tem os espanhóis no topo
Corpo do artigo
A FIFA anulou o resultado do jogo particular entre a África do Sul e a Espanha (1-0), para efeitos de ranking, pelo facto de a equipa visitante ter feito mais uma substituição do que as permitidas.
De acordo com fontes do organismo máximo do futebol mundial, citadas pela rádio sul-africana Eyewitness News, o resultado do encontro disputado na terça-feira não contará para a classificação mundial da FIFA, que a Espanha lidera com 1513 pontos, seguida da Alemanha e da Argentina.
A rádio sul-africana avança ainda que a FIFA adotará novas medidas depois de analisar o relatório oficial do encontro.
A África do Sul, que não somará qualquer ponto com a vitória sobre os campeões do mundo, ocupa a 61ª posição da lista.
A seleção espanhola ultrapassou as seis substituições acordadas para o encontro com os sul-africanos, ao fazer entrar na segunda parte o guarda-redes Pepe Reina para render o lesionado Victor Valdés e evitar que um outro jogador tivesse de deslocar-se para a baliza.
A substituição provocou uma troca de acusações entre o selecionador sul-africano, Gordon Igesund, e vários elementos da equipa espanhola.
Igesund explicou no final que não se opôs à substituição, apenas defendeu que deveria ter-se consultado a equipa de arbitragem.
"Eles [os jogadores espanhóis] perguntaram-me a mim, e eu disse-lhes que deveriam perguntar à equipa de arbitragem", disse o técnico sul-africano na conferência de imprensa após o jogo.
O selecionador espanhol, Vicente Del Bosque, agradeceu à África do Sul por ter aceitado a entrada de Reina e apelou ao "desportivismo" para justificar a exceção às regras.
A FIFA elabora o ranking tendo em conta as vitórias e os empates, que têm um valor diferente consoante a categoria da partida - amigável, oficial, competição local ou internacional, etc. - e a posição na classificação das equipas, entre outros fatores.