
Comissão de Instrução e Inquéritos enquadrou punições a aplicar ao FC Porto, mas ainda não há decisão
A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (CII) já preparou a nota de culpa que será analisada pelo Conselho de Disciplina da FPF (CD) a propósito do atraso no início do FC Porto-Marítimo, relativo à 3ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
O JOGO confirmou que a CII entende existir infração disciplinar e que a mesma motiva uma proposta de punição que prevê tanto a derrota no encontro (e que custaria o afastamento dos dragões da prova), como uma simples multa ou até a interdição do estádio. Ou seja, o processo está ainda numa fase inicial, não equivalendo a qualquer decisão, que só será tomada pelo CD depois de audiência disciplinar na qual será apresentada, para além da acusação da CII, a defesa do FC Porto.
Essa audiência deve acontecer na próxima semana, pelo que o único facto que se pode extrair da evolução do processo é o do adiamento de uma das meias-finais da Taça da Liga, que vai opor o Benfica a FC Porto ou Sporting, mas que muito dificilmente se jogará no dia 12 , conforme previsto na calendarização da temporada. Importa ainda realçar que a decisão do CD ainda será suscetível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF.
O caso, recorde-se, remonta à última jornada da fase de grupos da Taça da Liga e a um atraso no início do FC Porto-Marítimo (cerca de 2'45''), cujo arranque deveria coincidir com o do Penafiel-Sporting. O FC Porto venceu por 3-2, com o último golo a ser apontado em descontos e a bastar para superar os leões (ganharam por 3-1) pela diferença de golos marcados.
