
Clubes estiveram reunidos na sede da Liga, no Porto, e aprovaram um campeonato com 20 clubes em 2017/18.
Os 18 clubes da I Liga e os 19 da II Liga reuniram-se esta terça-feira em Assembleia Geral Extraordinária e aprovaram a redução do segundo escalão. Na reunião, que contou com Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e representantes dos outros grandes - Paulo Gonçalves, do Benfica, e Patrícia Silva Lopes, do Sporting -, os 37 clubes dos campeonatos profissionais aprovaram a proposta da Liga de redução do segundo escalão para 20 clubes em 2017/18.
Deste modo, em 2016/17 (já reduzida de 24 para 22 clubes) vão descer quatro clubes e sobem dois do Campeonato de Portugal para a época seguinte. Mas, este número pode aumentar: as equipas colocadas na 17ª e 18ª posições disputarão um play-off com os segundos classificados de cada uma das zonas da fase de subida do Campeonato de Portugal. Neste sentido, é possível que desçam seis equipas da II Liga, caso as duas do escalão profissional percam com as duas do futebol não profissional.
Esta situação irá ocorrer apenas na próxima temporada, de modo a fixar o número de participantes em 20, sendo que depois descem dois e sobem outros tantos.
Além de Pinto da Costa, estiverem presentes na sede da Liga, no Porto, mais quatro presidentes de clubes do principal escalão: Júlio Mendes, do Vitória de Guimarães, António da Silva Campos, do Rio Ave, Álvaro Braga Júnior, do Boavista, e José Eduardo Simões, da Académica.
Entretanto, também foi aprovada a eleição dos delegados da Liga para a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol.
