
O Rio Ave vai emprestar Filipe Augusto ao clube espanhol, onde o jovem médio brasileiro irá reencontrar Nuno Espírito Santo, treinador que o orientou nas duas últimas épocas em Vila do Conde
Pedro Martins, treinador do Rio Ave, prepara-se para perder uma das unidades mais importantes da equipa. Titular nos dois jogos frente aos suecos do Gotemburgo, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, na qual os vila-condenses levaram a melhor, Filipe Augusto ainda deverá alinhar amanhã ante o Benfica, em Aveiro, na Supertaça Cândido de Oliveira, mas depois irá mudar-se para o Valência. Há algum tempo colocado na rota do clube espanhol, o jovem médio brasileiro vai mesmo ingressar no plantel orientado por Nuno Espírito Santo, embora por empréstimo e não a título definitivo. O acordo é total entre as várias partes envolvidas e será oficializado dentro de pouco tempo.
A Gestifute de Jorge Mendes tem, é claro, um peso decisivo na transferência. Além de representar o jogador, a empresa está muito próxima dos dois clubes, tendo intermediado a transferência de Nuno Espírito Santo para o Mestalla.
A cedência de um jogador a um clube estrangeiro de maior dimensão por parte do Rio Ave não é inédita: há dois anos, os vila-condenses também emprestaram Fabinho ao Real Madrid. O jovem lateral-direito brasileiro jogou então na equipa B dos merengues e na época passada seguiu, também por empréstimo do Rio Ave, para o Mónaco, clube onde se mantém dentro dos mesmos moldes.
Além de reencontrar Nuno Espírito Santo, Filipe Augusto jogará ao lado de vários jogadores portugueses: João Pereira, Rúben Vezo, André Gomes e, muito provavelmente, João Cancelo. Será ainda colega do hispano-brasileiro Rodrigo.
Chegado ao Rio Ave em 2012, oriundo do Bahia, Filipe Augusto, apesar da juventude, mostrou logo qualidade técnica para se impor como titular. Na época passada, devido a uma lesão grave no joelho direito, só começou a jogar em fevereiro, mas a tempo de recuperar o estatuto de indiscutível no onze de Nuno.
