Com as classificações atuais, Shakhtar e Ajax podiam tirar estatuto de cabeça de série no play-off
Corpo do artigo
Com o terceiro lugar praticamente assegurado - falta conquistar um ponto em quatro jogos -, o Sporting ainda sonha com a remota possibilidade de chegar ao segundo lugar e ao acesso direto à fase de grupos da Champions, mas os seis pontos de atraso em relação ao FC Porto "convidam" os leões a viver com a realidade de estarem prestes a disputar o play-off de acesso à liga milionária. Cientes que a diferença entre o sucesso e o fracasso vale 12 milhões de euros, os lisboetas já sabem que estão condenados a percorrer um caminho tortuoso rumo ao chorudo prémio monetário pela fase de grupos.
Com presença garantida no caminho dos "não campeões", Manchester United (quarto classificado em Inglaterra), Valência (quarto em Espanha) e Leverkusen (quarto na Alemanha) têm um ranking superior ao dos leões (56,279 pontos) e ocupam três das cinco vagas disponíveis no lote dos cabeças de série. Caso conseguissem ultrapassar a terceira pré-eliminatória, Shakhtar (85,899) e Ajax (66,195) empurrariam o Sporting para o lote dos não cabeças de série e, por exemplo, para um eventual confronto com um United reforçado com... Nani.
No entanto, este cenário mais negro podia ser evitado com a "simples" eliminação dos holandeses ou dos ucranianos na terceira pré-eliminatória ou com a ascensão do Dnipro - terceiro classificado a apenas um ponto do Shakhtar - ao segundo lugar do campeonato da Ucrânia. Para além desta ultrapassagem, o Sporting também teria de esperar que Lázio ou Roma ficassem no terceiro lugar da Serie A em detrimento do Nápoles, equipa que tem um ranking superior (82,395) ao do clube português. Outra das possibilidades que podiam transformar o emblema de Alvalade em cabeça de série imediato seria a descida do Borússia Moenchengladbach - que está a dois pontos à frente do Leverkusen - ao terceiro lugar da Bundesliga.
Se conseguir o acesso a esse desejado lote de favoritos, o Sporting terá, ainda assim, a possibilidade de ser emparelhado com adversários complicados como o Mónaco de Leonardo Jardim, Roma ou Galatasaray.