Três golos sem resposta e duas boas oportunidades por concretizar é o que os leões trazem de Basileia, onde perderam todas as chances de seguir em prova.
Corpo do artigo
Veja AQUI as principais incidências do jogo.
O Sporting despediu-se das provas europeias com uma derrota em Basileia por números que traduzem bem a diferença entre as duas equipas. Ou, dito de outro modo, diz muito sobre a inoperância atacante dos leões que também não souberam tapar os caminhos para a sua baliza.
Ainda antes de sofrer um 1-0 já era evidente a dificuldade dos homens de Varceutaren em lidar com a circulação de bola da equipa suíça, que apostava em flanquear o jogo e conseguia espaços para o remate em zona frontal à baliza de Rui Patrício. Aposta para o onze inicial leonino, Gelson Fernandes parecia "perdido" e sem capacidade para conferir proteção ao seu setor recuado.
A precisar de ganhar para alimentar esperanças de se manter vivo na Liga Europa, o Sporting sofreu o primeiro golo aos 23 minutos - um cruzamento de Stocker foi finalizado pelo central Schar, sem oposição. Estava feito o retrato da partida!
Van Wolfswinkel teve no pé esquerdo o empate, após um mau passe do autor do tento inaugural, mas permitiu a defesa de Sommer.
Osprimeiros minutos do segundo tempo deram a sensação de que Vercauteren conseguira, ao intervalo, incutir maior agressividade aos seus jogadores. E o panorama pareceu melhorar com a expulsão de Cabral, aos 58, por duplo amarelo.
Rapidamente, porém, o jogo deu mais uma reviravolta, pois Stocker duplicou a vantagem da equipa suíça e de novo sem marcação...
Os leõs baixavam os braços e ainda sofreram o terceiro, num contra-ataque fuliminante, conduzido pelo suplente Salah, cujo cruzamento levou a bola a passar junto a Pranjic, mas este foi incapaz de evitar que chegasse até David Degen. O 3-0 era o fim de toda e qualquer esperança sportinguista, não obstante a aposta atacante do treinador belga, com as entradas de Carrillo e Betinho.
Na derradeira ronda deste Grupo G, os homens de Vercauteren recebem o Videoton, de Paulo Sousa, cabendo-lhes ainda um papel neste grupo: ajudar a decidir quem será a segunda equipa a seguir para os 16 avos-de-final da Liga Europa.