O FC Porto assinou protocolo de cooperação com a Academia moçambicana com o nome do antigo capitão do Benfica e da Seleção nacional.
Corpo do artigo
O FC Porto vai apoiar a Academia Mário Coluna, em Maputo, sul de Moçambique, e terá direito de preferência sobre os jogadores formados na instituição, disse hoje à Lusa o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Segundo Feizal Sidat, a ajuda do FC Porto à Academia Mário Coluna, entidade de formação de jovens futebolistas com o nome do ex-capitão do Benfica e da seleção portuguesa, está prevista num acordo que a FMF assinou no último fim-de-semana com o campeão português. O FC Porto rubricou o entendimento através do seu diretor-executivo, Urgel Martins.
"É um acordo importante para a Academia Mário Coluna, FMF e futebol moçambicano, porque o FC Porto é uma equipa com dimensão europeia e mundial e tem uma direção séria, como prova a hegemonia que o clube detém no futebol português", disse o presidente da FMF.
O entendimento prevê que as equipas de formação da Academia Mário Coluna, principalmente a seleção sub-17 de Moçambique, realizem estágios duas vezes por ano no Porto, para jogos com equipas de formação da equipa portuguesa. O clube português compromete-se igualmente a acolher treinadores da academia para ações de formação e a enviar técnicos para Moçambique com o mesmo propósito, acrescentou Feizal Sidat.
"Esperamos resultados desta parceria no médio e longo prazo", enfatizou o presidente da FMF, que adiantou ainda que a equipa principal do FC Porto vai defrontar em 2013 a seleção moçambicana de futebol, ao abrigo do entendimento alcançado no fim-de-semana.
