Na meia-final da Taça de Macau

Casa do FC Porto em Macau denuncia atitudes racistas

Publicado
Provocações aconteceram no jogo dos dragões macaenses com o Lam Park visando os jogadores de matriz africana da equipa.
A Casa do FC Porto em Macau enviou hoje uma missiva à Associação de Futebol de Macau a solicitar uma intervenção "no sentido de conter e eliminar as atitudes racistas no futebol de Macau". A reivindicação surge depois de no decorrer do jogo da meia-final da Taça de Macau, entre o FC Porto e o Lam Pak, de 14 de junho, um dos jogadores do Lam Pak ter utilizado "expressões de caráter racista para com grande parte dos jogadores do FC Porto e também para com o treinador", relata o presidente, António Aguiar.

"Estas expressões, de que se dá como exemplo a palavra 'preto' ('nigger'), foram sistematicamente utilizadas sempre que havia uma situação de bola dividida entre esse jogador e os nossos de matriz africana", refere a missiva.

Na carta, lê-se ainda que "apesar dos repetidos avisos e chamadas de atenção ao árbitro da partida, o mesmo adotou uma atitude passiva, não tendo qualquer capacidade de prever as graves consequências das repetidas provocações racistas".

"Como consequência das atitudes racistas continuadas do referido jogador número 27 do Lam Pak e, como já toda a gente previa (menos o árbitro), alguns dos nossos jogadores de matriz africana exasperaram, reagindo com veemência às provocações", escreve o presidente do clube, ao recordar que até "o treinador chegou a entrar em campo para responder, em conformidade, ao referido jogador racista".

Contudo, como ressalva António Aguiar, dirigindo-se ao presidente da Associação de Futebol de Macau, a missiva em causa não tem como objetivo "questionar a eliminação" ou a "tremenda injustiça de que a equipa do FC Porto foi alvo", dado que isso "ficará para uma próxima oportunidade", visando antes solicitar "medidas adequadas".


Envie o Seu Comentário

Caracteres disponíveis: 250 caracteres

Comentários
  • responderHecFCP20.06.2012 - 14:43Infelizmente racismo existe. O que se lamenta.
    No entanto se tirarmos a prova dos "9" ao número que o jogador do Lam tem na camisola é igaul a zero e por isso é qunto ele vale como pessoa. Passemos adiante e viva o FCP
  • responderPedro Pereira19.06.2012 - 23:56Tenham calma portistas. Haja educação, não se exaltem. Nós sempre provamos que somos os melhores dentro de campo. Quanto a qualquer atitude de racismo contra qualquer atleta com qualquer camisola é lamentável e deve ser severamente punido. FCPorto a vencer desde1893. Força Portugal!
  • responderHugo Oliveira16.06.2012 - 23:50A verdade é que quando marcam golo deixa de haver racismo
  • responderFacsantosSLB15.06.2012 - 23:03Racismo no futebol é algo tão estúpido que nem sei que dizer.
  • responderINSULADRAGON15.06.2012 - 22:54AMIGO SNOB...BOA NOITE ACHO QUE FAZ BEM EM DEFENDER O NOSSO CLUBE QUE HOJE EM DIA NAO E SO DA CIDADE DO PORTO NEM DE PORTUGAL MAS DO MUNDO!!.MAS TENHO DE FAZER UMA RESALVA AQUI PODEMOS DEFENDER O QUE E NOSSO SEM OFENDER OS OUTROS-FORÇA PORTO-A VENCER DESDE 1893!!
  • responderluike15.06.2012 - 18:45iiiyyyaa ohhh SNOB acalma te rapaz, passa pelo GRÃO D´AREIA e pede um cafézinho.




    Deixem as mães em paz...........PEACE!!!
  • Luike15.06.2012 - 19:57Também não, tirando o chá detesto bebidas quentes.

    Salgueiros..boa!, quando precisar de saber como é que esta as ondas aí pergunte te :-)

    Não tens não, Kaga nisso.
  • Snob15.06.2012 - 18:56Principe de salgueiros mas ñ bebo cafe obrigado.

    Quem começou a chamar nomes e falar mal do meu clube cidade regiao e pronuncia foram esses vermelhos filhos de ala.

    Eu tive q arregaçar as mangas e descer ao nivel deles...
  • responderandre neto15.06.2012 - 18:08SNOB:

    Eu sou portista, mas pessoas como tu envergonham este grande clube. Deixa-te de ofensas e mostra alguma educação e não nos envergonhes mais, pode ser?
  • Snob15.06.2012 - 18:44ñ ñ pode ser...

    Esses artistas vêm para aqui denegrir chingar o clube a cidade a pronuncia, freguesias etc etc e eu ñ os vou meter no sitio deles??
  • responderfernando ferreira15.06.2012 - 18:04Sinceramente estava a gostar do novo? jornal, o jogo.
    Jà chamei à atençao dos Srs do jornal para certos
    comentarios, insultuosos da parte de uma pessoa
    que se esconde por tràs de snob, que de snob nao tem nada.
    Agradeço, mas vou procurar outro sitio, onde a educaçao
    nao se compra.
    Viva Portugal e os verdadeiroa desportistas.
    fernand ferreira de Pico de Regalados, e algures em França
    OBRIGADO
  • responderEL15.06.2012 - 16:37Não faz sentido haver racismo num desporto em que a principal característica é a universalidade...
  • responderAnónimo15.06.2012 - 15:02muita gente que vem para aqui espumar odio por este ou por aquele clube primeiro devia olhar em sua volta e penssar 20 vezes antes de falar k me inporta a mim ganhe este ou aquele tudo un bando de caçaricos k vao la levar aquilo k ganhao e enn casa talvez nao tenhao pao ou carinho para dar á mulher e filhos ven defender coisas que nao ten defesa
  • responderluike15.06.2012 - 14:50racistas, assassinos, violadores, pedófilos e alguns advogados era pegar neles todos por los numa nave e mandar los em direcção ao SOL.

    No mundo em que vivemos já não há desculpas para esta gente.